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Castle Crashers: sob medida para o multiplayer

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Castle Crashers cover.jpg
Fonte: Wikipédia
Ficha Técnica:
Desenvolvedora/Publisher: The Behemoth/Microsoft Game Studios
Plataformas: Windows, OS X, Xbox 360 e PS3
Data de lançamento: 27 de agosto de 2008 no X360, 
2010 no PS3 e 2012 nos PCs e Macs
Número de Jogadores: 1 a 4
Gênero: Beat'em Up; RPG; Ação

Enredo

Castle Crashers se passa num universo medieval fictício. Começa quando quatro Cavaleiros estão dentro do castelo do Rei, no que parece ser uma festa, quando um Dark Wizard chega avassalando com o local, roubando o que parecem ser preciosidades e também capturando quatro princesa. Após esse ataque o Rei fica furioso, e manda seus cavaleiros em busca das princesas. 

Não é aquele enredo cheio de reviravoltas, mindfucks e outras coisas de explodir cabeças e pintar tijolos de vermelho. Não passa de algo tão raso quanto uma colher de chá, mas é a desculpa para que você e seus amiguinhos saíam por aí arrebentando tudo o que virem pela frente.
Jogabilidade

Castle Crashers mistura muito bem elementos dos clássicos RPGs na sua fórmula. São elementos como experiência, determinado nível para poder equipar uma arma de um certo tipo, atributos e mesmo magias que vão praticamente subindo de nível junto com o personagem. São vários personagens liberados desde o início, cada um de uma cor e com uma habilidade diferente. E mais podem ser liberados conforme o andar do jogo. 

A fórmula tradicional do Beat'em Up também está ali: frutas surgindo do nada quando se quebra árvores e derrota inimigos. O drop de dinheiro em alguma situação e também a possibilidade de comprar e utilizar itens durante as lutas. Além do fato de a cada tela os inimigos ficarem mais fortes e um pouco mais impossíveis de serem batidos. 

E, bom, os elementos citados acima, misturados ainda com pequenos puzzles e minigames ao longo do jogo, tornam a experiência muito agradável, com os amigos. Jogar Castle Crashers sem o multiplayer é a mesma coisa que comer uma pizza sem tomar algo pra acompanhar: uma experiência seca. A presença de vários personagens na tela é essencial para o andamento do jogo. Afinal de contas, vai chegando um ponto em que os inimigos na tela são tantos que é praticamente impossível de continuar sozinho. Claramente jogar em grupo aqui é o fator chave para a diversão. Podemos dizer que Castle Crashers foi feito sob medida para o multiplayer, pra você tomar e comer alguma coisa com os amigos enquanto joga, e brigar quando o colega de jogo pega aquele item que ia restaurar sua energia ou mesmo o espólio que cai de um inimigo. 


Trilha sonora, o universo e tudo mais

Este é um dos pontos em que eu raramente presto atenção durante a campanha em um jogo como Castle Crashers: trilha sonora. Geralmente você está tão entretido ali espancando inimigos na tela e brigando com seus colegas no multiplayer porque alguém pegou o ouro na sua frente que a trilha sonora parece não fazer muita diferença (principalmente quando se passam umas duas horas de gameplay e todos entram em comum acordo de desligar o som padrão e colocar um som que combine com a quebradeira na tela). Mas até onde sei, o fator som está combinando muito bem. Agora, o universo e tudo mais é algo muito complexo pra colocar numa análise :)

Considerações finais

Castle Crashers é o tipo de jogo que vale o que custa. Geralmente, mesmo fora de promoções, o seu valor chega até R$22 e as vezes até menos. Pelo conteúdo que oferece e a diversão, vale o preço que se paga. Mas é tipo de jogo que você não vai se contentar em comprar e jogar sozinho, vai dar um jeito de convencer algum  amigo a comprar também. E quer saber? Vai valer muito a pena.

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