Sleopand

Ao alto e avante o/

Adiós, Orkut

Senhoras e senhores, mais um serviço da Google terá sua chave desligada. A primeira rede social da muitas pessoas será desativada nos próximos seis meses. Pelo menos essa é a informação que foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo: a partir desta segunda-feira não podem ser criados novos perfis na rede e os usuários antigos tem um período para exportar os dados como fotos e scraps. Também é possível converter o perfil do Orkut em um do Google+ (na verdade essa conversão já está ativa faz um bom tempo).
Depois de 31 de dezembro o endereço orkut.com passará a ser mantido por Orkut Büyükkökten, o turco que criou a rede e deixou a Google há quatro meses, ele pretende manter o controle sobre o domínio. Uma parte das comunidades não vai ser apagada, a Google vai manter elas de forma estática, como uma espécie de museu ou baú de pesquisa. Pra quem não pegou a época do Orkut e não conhece as tais comunidades, explico: elas funcionavam de maneira semelhante aos grupos do Facebook, mas ficavam destacadas no seu perfil e eram mais organizadas, pois tinham um sistema próprio de fórum com moderadores e tudo mais (inclusive nas atualizações feitas depois do Novo Orkut era possível utilizar HTML em algumas comunidades, dinamizando os fóruns de debate). Entre as comunidades mais populares estavam a "Eu amo a minha mãe", "Nunca faltei no meu aniversário", "Bebo água todo dia" e outras grandes pérolas brasileiras, já que o Orkut foi dominado pelos BRs a partir de 2008/2009 (foi nessa época que o braço brasileiro da Google passou a comandar as ações na rede social) e um tempo depois foi abandonado pelos usuários, que descobriram o Facebook. Enfim, nos despedimos de uma rede já cansada, mas que com certeza marcou uma geração e seu país.

PS: O sucessor do Orkut, o Google+, também tem a opção de Comunidades. Recurso, aliás, foi há muito anunciado pela Google.
PS²: Nós da redação já temos a comunidade R.I.P. Orkut, quem quiser aderir será aceito automáticamente.
PS³: Sdds depoimentos, não foi dito nada em relação a eles.
PS4: Não tenho porque tá caro, mas um dia irei comprar um!

Sleopand Bits 14 - First-Person-Sellers e afins

Na edição desta semana, Roberto, Mark e Victor falam sobre os First-Person-Sellers (ou First-Person-Games) e outros jogos que fazem parte do gênero de primeira pessoa. Tudo isso e mais você ouve nessa edição do Sleopand Bits, como sempre, cheia de polêmicas e conteúdo. Para ouvir a edição da semana basta dar play logo abaixo. Também é possível baixar o .mp3 da edição clicando aqui com o botão direito e depois em "Salvar link como..." 





Links relacionados:
Jogue DOOM no navegador (FLASH)
Jouge o Wolfenstein 3D no navegador (HTML 5)
Acesse Binary Place
Curta nossa página no Facebook


Sleopand Bits é um projeto de podcast semanal do Sleopand, trazendo informações e descontração, com previsão de lançamento para todas as sextas-feiras junto com a Sexta Indicativa. Para companhar todas as edições clique aqui. Você pode sugerir pautas, trilhas, e até mesmo participar das gravações, basta enviar um email para redacao@sleopand.com.

Sleopand Bits 13 - A E3 de 2014

Mais uma semana, mais uma edição do Sleopand Bits. Em meio à Summer Sale que está arrancando nosso dinheiro aos montes, resolvemos parar e debater sobre a E3, que aconteceu na semana passada. Na edição desta semana, Roberto, Mark e Victor discutem as apresentações, tendências dessa geração de consoles e também aquela pergunta derradeira: QUEM VENCEU A E3? Tudo isso e muito mais, no seu podcast semanal de polêmicas, joguinhos e tecnologia. Para ouvir a edição da semana basta dar play logo abaixo. Também é possível baixar o .mp3 da edição clicando aqui com o botão direito e depois em "Salvar link como..."



Links relacionados:
Resumão da E3 no UOL Jogos
Cuphead - O jogo estilizado com base na Disney das antigas
Acesse Binary Place
Curta nossa página no Facebook

IMPORTANTE: desde o início da semana estamos testando uma hospedagem (que deve ser utilizada em futuros projetos do blog), e ela tem apresentado um pouco de instabilidade em determinados momentos. Se você enfrentar qualquer tipo de problema durante a reprodução (através do player) ou download do áudio, comente no post. Todavia, temos uma alternativa no Dropbox.

Sleopand Bits é um projeto de podcast semanal do Sleopand, trazendo informações e descontração, com previsão de lançamento para todas as sextas-feiras junto com a Sexta Indicativa. Para companhar todas as edições clique aqui. Você pode sugerir pautas, trilhas, e até mesmo participar das gravações, basta enviar um email para redacao@sleopand.com.

Acompanhe variações de preço durante a Summer Sale sem dor de cabeça

Sim, a Summer Sale da Steam está MUITÍSSIMO próxima: programada pra acontecer a partir de amanhã, a liquidação vem deixando muita gente de cabelo em pé por vários fatores, que vão desde dinheiro pra comprar os joguinhos até quando os descontos podem aparecer (não raramente surgem as promoções relâmpago). Pra primeira preocupação não existe solução fácil, já que dinheiro só se consegue trabalhando (ou não). Já a segunda, é fácil de resolver: tem dois sites que permitem a você acompanhar as ofertas da Steam, sabendo quando caem os preços e surgem promoções do nada. O primeiro é o Steam Game Sales, que permite acompanhar preços também de lojas como GamersGate, Green Man Gaming, GOG e outras. É só acessar o site, definir a sua região como BR (lá em Region, no topo do site, é fácil de achar) e você tem as 'cotações' em tempo real e moeda nacional. O outro site é o SteamPrices, que tem um tracker de preços e permite até comparar os preços da versão BR da loja com outras localizações mundo afora.

O mais interessante é usar uma extensão que agrega feeds no seu navegador em conjunto com esses sites, assim você tem uma notificação sempre que surge alguma promoção nova (evita o trabalho de ter que abrir os sites a cada cinco minutos pra verificar alguma mudança de preços). Claro, muitos apostam apenas na Wishlist da Steam pra saber quando determinados joguinhos entram em promoção (o que é muito válido, por sinal), mas e quando aquele jogo daquela franquia entra em uma super hiper mega ultra blaster promoção? Aí essas alternativas podem ser úteis, ainda mais pra quem tem que focar no trabalho durante o dia (ou mesmo quem não tem tempo de ficar atualizando a loja a cada dois minutos).

Espero que essa dica seja de ajuda pra você que vai se aventurar na Sale. Ah, se você também tem um truque para acompanhar os preços na Steam, não deixe de compartilhar conosco na seção de comentários ;-)

De Olho nas Promos

Yeah, amiguinhos, estou aqui pra passar rapidamente e deixar algumas promoções, giveways e afins que estão rolando nesta quarta-feira.


Joguinhos Grátis:

Os joguinhos grátis do dia são 3: Magurnner pelo GOG (logue no site e clique no banner "Download Magurnner for Free"), o Peggle no On The House da Origin (dizem que ele é divertido, viciante e blá blá blá. Enfim, pra pegar basta entrar na página da Origin e clicar em "Pegue agora", que o jogo vai pra sua conta 4 EVA. A promoção do Peggle continua até agosto), e o Afterfall Insanity Extended Edition no Indie Gala (esse é por pouco tempo, tem de participar do grupo do Indie Gala na Steam pra poder pegar, mas é coisa rápida).

Bundles rolando:

• No Indie Gala tá rolando um Bundle de joguinhos que estão no Desura e ao mesmo tempo estão no Steam Greenlight. São dez jogos disponíveis (entre eles os simpáticos Soul Gambler, One Day For Ched e Magic Meisters), com mais dois que serão relevados em breve. A promoção deve durar cerca de duas semanas. Pagando o mínimo de 1 centavo de Obama tu já leva todos eles na versão Desura, mas se pagar mais leva as Keys quando os jogos estiverem disponíveis na Steam.

• A galera do Bundle Stars está aproveitando o ritmo de copa pra fazer um Bundle de joguinhos de Futebol e afins. Com menos de 4 Obamas dá pra levar 9 joguinhos. Recomendo!

Vindo por aí

• Tá todo mundo esperando a Summer Sale que deve pintar a partir de amanhã, e a expectativa é grande. A Steam já faz um esquenta, sendo que essa semana jogos como Gunpoint, Just Cause e outros estão tendo promoções a rodo, mas todo mundo sabe que o melhor mesmo deve estar na promoção mais esperada do ano até agora. Inclusive nós aqui da equipe vamos dar uma dica em breve de como acompanhar as promoções da Steam sem dor de cabeça :D

• Ainda no aguardo de um novo Humble Bundle. O Weekly dessa semana tem sido bem fraco, mas pode pintar algo interessante em breve, principalmente por causa da Summer Sale, que deve influenciar diretamente nos preços da HB. Assim que surgirem novidades nós postaremos o/

Essas são as promos que nós analisamos e separamos pra postar por aqui hoje. Viu algo que nós não vimos? Deixe nos comentários que atualizaremos o post!

PS: Fiquem ligados no blog que o "De Olho nas Promos" pode aparecer mais vezes por aqui o/

PAREM TUDO: O jogo definitivo de corrida chegou!

Senhoras e senhores o jogo definitivo de corrida e destruição de amizades em massa chegou: "Chaves Kart" já está disponível em terras brasilis para PS3, Vita e Xbox 360 por módicos R$ 100 e tem até dublagem em português. Ao todo, doze personagens (existe tudo isso no Chaves?) estão disponíveis e disputarão em vinte cenários (entre eles o Maracanã) e comemora os mais de trocentos anos de exibição de programa do mais famoso personagem da América Latina (pelo menos aqui no Brasil o Chaves é reverenciado em tudo que é canto).
#VaiTerKart
Feito pela Slang Games (empresa fortemente focada no publico da América Latina em geral), Chaves Kart tem vários elementos baseados em casos de sucesso do gênero (alôôôô Mario Kart o/), como os itens que podem atrapalhar os adversários e tudo mais que pode destruir uma amizade no meio de uma corrida. A minha maior curiosidade é em relação ao multiplayer dele (se tem opção pra local ou é tudo online), mas logo terei essa informação em uma análise por aqui. No mais, vamos ver se vai longe e teremos uma possível continuação também e, apesar de a Slang errar a princípio em não portar o jogo pra PC e também para outras plataformas, é uma bela de uma aposta, ainda mais com lançamento focando o publico brasileiro.

Sexta Indicativa - Towerfall

Yeah, depois de um certo tempo temos A ESPERADA VOLTA DA SEXTA INDICATIVA (volta? De onde? A coluna tinha ido a algum lugar?). Enfim, vamos ao que interessa: a indicação da semana. Dessa vez indico pra vocês o grandioso jogo TowerFall Ascension da Matt Makes Games Inc. e teve colaboração do pessoal do estúdio MiniBoss (eles fizeram parte do setor artístico do jogo).TowerFall surgiu apostando no Ouya, aquele console com Android que fez um estardalhaço no Kickstarter, criou um belo de um nicho mas não soube aproveitar as oportunidades (ele ficou aquém do esperado, mas essa discussão fica pra outra hora), mas fez tanto sucesso que foi portado para outras plataformas, entre elas o PC, onde chegou com o  nome de Ascension junto, sendo a versão definitiva. Esse incrível jogo é fortemente pautado pelo seu multiplayer, bem no estilo Super Smash Bros e que com certeza vai render HORAS de diversão infinita. Eu poderia me alongar por linhas e linhas, mas o trailer abaixo diz tudo que você precisa saber:

Como uma indicação, não pode passar batido o local onde é possível adquirir. TowerFall Ascension está disponível na Steam e também na PSN, mas pra ter sempre as novidades mais recentes sobre o jogo e inclusive saber onde mais ele pode estar disponível, visite o site oficial.

Sleopand Bits 12 - DLÇs, MODs e Cheats

Nesta edição, a décima segunda da primeira temporada, Roberto e Victor falam sobre DLCs, MODs e Cheats e como eles interferem no andamento dos jogos. Para ouvir a edição da semana basta dar play logo abaixo. Também é possível baixar o .mp3 da edição clicando aqui com o botão direito e depois em "Salvar link como..."


Links relacionados:
Top 10 da PlayTV de DLCs mais absurdos da história
qCraft - o MOD de física quântica do Google para Minecraft
MOD de Minecraft - New Cristallia do Édipo
Konami Code Sites - Endereço listando sites que aceitam o Konami Code
Essa é a Lightning na Moogle Suit
A Golden Armor para o cavalo de Oblivion
Acesse Binary Place
Curta nossa página no Facebook

Sleopand Bits é um projeto de podcast semanal do Sleopand, trazendo informações e descontração, com previsão de lançamento para todas as sextas-feiras junto com a Sexta Indicativa. Para companhar todas as edições clique aqui. Você pode sugerir pautas, trilhas, e até mesmo participar das gravações, basta enviar um email para redacao@sleopand.com.

Minecraft: Atualização dos Termos de Uso

Enquanto a versão 1.8 do jogo não sai... (Se é que vai sair...)


A Mojang, produtora do Minecraft, atualizou os termos de uso do jogo (EULA) e agora é proibido vender Mods.
Mais que isso; você provavelmente já jogou num daqueles servers de minigames que fazem tanto sucesso. Geralmente, eles possuem itens ou outras coisas para comprar com dinheiro real. Isso serve para que o host consiga pagar por esse server.
A novidade é a proibição dessa venda.


Isso tudo significa que a produção de Mods e servers provavelmente irá zerar (ou quase).


Apesar de, especificamente para mim, não fazer diferença alguma, o jogo só sobreviveu tanto tempo na mídia por causa dos Mods e servers de minigames. Se a Mojang não voltar na decisão, o público jogador de Minecraft provavelmente irá reduzir de forma drástica...


Se desejar ler o os novos termos (em inglês): EULA - Mojang

OBS: Hoje, a Mojang anunciou uma atualização para os acordos com servers, leia aqui (em inglês): Mojang

Com essa atualização, será possível ganhar dinheiro com servers, mas apenas com itens de aparência ou propagandas, nada que altere o gameplay a favor de quem pagar.

Sleopand Bits 11 - A pirataria


Nesta edição nós reunimos Mark, Victor e Roberto para debater sobre a Pirataria, suas consequências na indústria e o que leva as pessoas a piratear, além de algumas formas de bater de frente com os piratas. O nível de pirataria varia conforme a cultura de cada povo? Tudo isso você ouve no seu podcast semanal de polêmicas, joguinhos, tecnologia e integrantes que vivem em busca de frases de impacto decentes! Para ouvir basta iniciar o audio no player logo abaixo. Também é possível acompanhar o cast pelo YouTube, ou se você preferir, pode baixar o .mp3, basta clicar aqui com o botão direito do mouse e depois vá em "Salvar link como..."




Links relacionados
Acesse Binary Place
Curta nossa página no Facebook

Sleopand Bits é um projeto de podcast semanal do Sleopand, trazendo informações e descontração, com previsão de lançamento para todas as sextas-feiras junto com a Sexta Indicativa. Para companhar todas as edições clique aqui. Você pode sugerir pautas, trilhas, e até mesmo participar das gravações, basta enviar um email para redacao@sleopand.com.

A Milestone do Red Crucible (ou como estragar um metagame)

Não deve ser segredo que Red Crucible se tornou rapidamente uma febre dentro da redação do Sleopand, e com isso nossos redatores ficaram ainda menos produtivos e começaram a gastar horas dentro deste FPS no mínimo inusitado. Claro, há aqueles que discordam e falam que nosso gosto é duvidoso, mas como existem até hoje, por exemplo, fãs do CS 1.6, nos damos ao luxo de gostar de RC2.
Feitas as devidas introduções, vamos ao centro do problema: a ultima arma liberada no Red Crucible 2. Para comemorar os 2 milhões de likes na Fan Page, o pessoal lá da Rocketeer liberou di grátis a Milestone. Uma pistola de material diferente, forjada nos confins de sabe-se-lá-onde e que tem incomodado muita gente. O que era pra ser apenas um item secundário se tornou a arma primária de muitos jogadores, o que tem desequilibrado o metagame. "Mas como isso pode acontecer?" É simples: essa é a arma mais roubada de todos os tempos. Ela tem um bom alcance, ótima chance de acerto, um reload aceitável e ainda causa um dano inacreditável.
Dizem as más línguas que essa 'belezinha' tem seu nível de acordo com o da sua arma primária, ou seja: se sua arma primária estiver numa Tier muito alta, a Milestone vai acompanhar, e aí meu amigo, é hitkill na certa. O que começou a acontecer então foi que muitos jogadores passaram a adotar a pistola como arma principal e o metagame ficou totalmente desbalanceado. Por vezes um ou dois tiros é o suficiente para derrubar um inimigo, enquanto que uma arma comum utiliza de 5 a 10 tiros e uma precisão cirúrgica é necessária para finalizar o oponente com classe. O que mais se tem visto nas salas é jogador apelando pra Milestone e apenas isso. Não pretendo me alongar no comentário, mas basicamente o metagame de Red Crucible 2 foi pro escambau, e junto com ele surgiram partidas desequilibradas com gente atirando a torto e a direita com essa arminha do coisa ruim!

O lado bom da história? É que pelo jeito a Milestone dura pouco tempo, cerca de duas semanas, então logo poderemos ter algo equilibrado novamente, até a próxima arma aparecer, claro.

O novo visual do Sleopand

Buenas, amigos e amigas o/
Bom, estou criando esta postagem pra comentar um pouco do novo visual do blog. Estamos em vias de completar mais um aniversário (se for ver bem, já completamos no começo do ano, e o aniversário seria da adição do domínio, mas ok...) do Sleopand, que surgiu em 2011 e persiste até hoje (de vez em quando as postagens ficam raras, mas é por falta de tempo mesmo). Bom, já tivemos várias mudanças no visual e sempre ocorria uma gambiarra após a outra a cada determinado período de tempo, mas desde 2012 estávamos com um visual sem mudanças drásticas.

Enfim, com a chegada do aniversário do blog e tudo mais, resolvemos buscar um novo visual e deixar as coisas...mais limpas, isso! Desde Abril o Mark e eu vínhamos estudando um visual diferente, e tudo que adaptávamos não saía do jeito que a gente queria, até que conseguimos adaptar esse visual que estão vendo agora. Calhou que esse acabou agradando minha pessoa e o Mark concordou, então depois de algumas adaptações foi aplicado aqui e ficará por um bom tempo (assim espero). O único inconveniente em relação a essa mudança, a meu ver, foi até agora não conseguirmos recuperar o Disqus. Já tentei várias coisas e, como não deu certo, por fim tive de utilizar o sistema de comentários do Facebook nas postagens (ele pode ser permanente ou ficar até arrumarmos o Disqus de novo, nunca se sabe).

No mais, esse é o nosso novo jeito de levar nossos pitacos sobre tecnologia, joguinhos e tudo mais até vocês, leitores e leitoras.