Ao alto e avante o/

Adiós, Orkut

Senhoras e senhores, mais um serviço da Google terá sua chave desligada. A primeira rede social da muitas pessoas será desativada nos próximos seis meses. Pelo menos essa é a informação que foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo: a partir desta segunda-feira não podem ser criados novos perfis na rede e os usuários antigos tem um período para exportar os dados como fotos e scraps. Também é possível converter o perfil do Orkut em um do Google+ (na verdade essa conversão já está ativa faz um bom tempo).
Depois de 31 de dezembro o endereço orkut.com passará a ser mantido por Orkut Büyükkökten, o turco que criou a rede e deixou a Google há quatro meses, ele pretende manter o controle sobre o domínio. Uma parte das comunidades não vai ser apagada, a Google vai manter elas de forma estática, como uma espécie de museu ou baú de pesquisa. Pra quem não pegou a época do Orkut e não conhece as tais comunidades, explico: elas funcionavam de maneira semelhante aos grupos do Facebook, mas ficavam destacadas no seu perfil e eram mais organizadas, pois tinham um sistema próprio de fórum com moderadores e tudo mais (inclusive nas atualizações feitas depois do Novo Orkut era possível utilizar HTML em algumas comunidades, dinamizando os fóruns de debate). Entre as comunidades mais populares estavam a "Eu amo a minha mãe", "Nunca faltei no meu aniversário", "Bebo água todo dia" e outras grandes pérolas brasileiras, já que o Orkut foi dominado pelos BRs a partir de 2008/2009 (foi nessa época que o braço brasileiro da Google passou a comandar as ações na rede social) e um tempo depois foi abandonado pelos usuários, que descobriram o Facebook. Enfim, nos despedimos de uma rede já cansada, mas que com certeza marcou uma geração e seu país.

PS: O sucessor do Orkut, o Google+, também tem a opção de Comunidades. Recurso, aliás, foi há muito anunciado pela Google.
PS²: Nós da redação já temos a comunidade R.I.P. Orkut, quem quiser aderir será aceito automáticamente.
PS³: Sdds depoimentos, não foi dito nada em relação a eles.
PS4: Não tenho porque tá caro, mas um dia irei comprar um!