Ao alto e avante o/

sdds MSN

Um comentário
Olha só, estamos voltando para mais um post totalmente sensacionalista saindo direto das máquinas de datilografar caracteres do alfabeto mais usado no mundo! Aww yeah, tão sem sentido quanto a nossa intro, foi quando a Microsoft comprou o Skype,(fato anunciado por nós aqui no blog), e nós não sabíamos o que estava por vir...

Antes de continuar, vamos para aquele nada rápido flashback da história do MSN.



O MSN Messenger surgiu em meados de 1999, ano que seria o fim do mundo, para concorrer contra o ICQ. Mais leve, prático e bonito, o programa pesava apenas 320 Kb, e para usá-lo era necessário ter conta no Hotmail (atual Outlook) ou no AOL IM.
Primeira versão do Messenger (Foto: Reprodução)
Primeira versão do MSN

Os anos foram passando, e com agressivas campanhas de marketing, a Microsoft fez com que a sigla MSN ficasse conhecida no mundo inteiro, e o mensageiro se tornou o mais usado da história! O programa foi evoluindo, ganhando o suporte a emoticons, winks e uma infinidade de coisas, além do novíssimo recurso (na época) de conversa por Vídeo, lançado junto com o MSN 7 (versão mais bonita do MSN, IMO).
Versão 7.0, agora com videoconferência (Foto: Reprodução)
A partir daí, o programinha da Microsoft ganhou vários rivais, como aMSN, Pidgin, e outros programas que nunca replicaram com sucesso a experiência de mandar emoticons infinitos que o MSN proporcionava. Mesmo redes como o Orkut apostando em recursos de mensagens instantâneas nunca foram páreo para o mensageiro da MS.
Atual versão do Windows Live Messenger (Foto: Reprodução)
Versão atual do WLM
MAAAAAAS (e sempre tem um "MAS"), o tempo passa, e é cruel. A concorrência aumento, e recursos como o Chat do Facebook passaram a ser mais utilizados. Deixou de ser sinal de status e sucesso conseguir o e-mail daquela gatinha da esquina pra teclar por MSN, e agora endereços como  gatinho_solteiro2005@hotmail.com dão vergonha, sem falar no limite bobo de poder criar apenas 3 contas por IP.  O queridinho dos interneteiros virou só mais um na multidão, sem diferenciais.

Tentativas de integração com Facebook e outras redes sociais não deram certo para dar mais fôlego, e muitos já se questionavam como ficaria o mensageiro da MS. Aí a Microsoft compra o Skype, e passa a cuidar mais do novo membro da família do que do já veterano MSN. Finalmente, a Microsoft, gigante de Redmond, anunciou, no dia 6 de novembro de 2012, que o mensageiro instantâneo mais cheio de emoticons da história será descontinuado no ano que vem. Todos os seus contatos, todos aqueles endereços eletrônicos, estarão, a partir daí, no Skype.
Sem choro, sem birras, assim damos adeus ao MSN, que fez parte da vida de muitos dos interneteiros do mundo. Descanse em paz, MSN, e que venha então uma nova era na comunicação pela Web.

Um comentário :

  1. Do MSN não vou sentir falta. Eu tenho saudade mesmo é do tempo em que todo mundo usava o ICQ!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (;