Ao alto e avante o/

Especial (ou não): Pen Drive!

Nenhum comentário
Tem muita gente que não se lembra, mas já houve uma era na qual a mídia dominante em computadores era o Disquete. Ah, o poderoso Disquete. Levar as informações de um computador a outro em apenas um quadrado que podia ser guardado no bolso/pasta/whatever era um sonho. Copiar um jogo e colocar ele no seu computador pessoal, do escritório ou qualquer outro que você quisesse... que maravilha.

Os disquetes mais poderosos ofereciam até incríveis 5MB de armazenamento(ênfase nos mais poderosos terem 5MB, os comuns tinham 720 Kb...) , uma revolução na época em que existiam. Mas aí o tempo foi passando e eles foram entrando em desuso (seu computador tem um drive para disquete?), afinal, passaram a existir os poderosos PEN DRIVES!!!!oneone11!!one!1

O primeiro Pen Drive foi colocado à venda em 2000, lançado pela Trek Technologies e com o apelido de "ThumbDrive". Logo após teve o da IBM também, colocado à venda  no dia 15 de dezembro do mesmo ano. Que revolução era, o Pen Drive trazia uma capacidade de 8 MB (mais de cinco vezes a capacidade de um disquete comum da época).



O Pen Drive foi se popularizando e a sua capacidade foi aumentando, aumentando, até que hoje em dia (segundo a Wikipédia, fonte de todo o saber) existe um com capacidade de 256 GB!!!! Um dos motivos da popularização foi (lógico) a praticidade, além da capacidade dos Pen Drives.

Um CD tem o que, cerca de 700~800 MB de capacidade? Sem falar que o que você grava nele já era, não pode gravar mais nada, e se encher já era. Existem os regraváveis, mas o CD risca, e se ele ficar muito danificado já era de novo. Já com o Pen Drive a coisa é diferente. Há Pen Drives com 16, 32 GB de capacidade, você pode limpar a memória dele quantas vezes quiser e ele não risca (mas queima '-' ).

Lembro da primeira vez que vi um Pen Drive, eu ainda era noob no mundo da tecnologia (como assim era? SOU um noob :P  ) e aquela coisa que podia carregar meus trabalhos escolares, jogos, musicas, videos e etc era uma p*ta revolução! Nada de reais gastos à toa com CDs e DVDs que se perderiam em semanas, agora era dinheiro investido numa coisa (quase) eterna!

Pen Drives popularizados, é a hora de vender em massa. E como tudo que faz sucesso, os Pen Drives também foram pirateados (e são até hoje), e causam dor de cabeça em muitos usuários por isso. Não há tantas garantias quando se compra um Pen Drive, você não sabe se ele é original.

Como esse é um post especialíssimo, aí vai uma dica pra identificar se seu Pen Drive é original ou não: vá no site da Kingston (só vale pra quem tem Kingston, right?) e clique em Verificar produtos de memória flash. Existem várias maneiras de se identificar um pen drive falso e diferenciar de um original, mas essa é com certeza a mais segura, afinal, você está acessando o site da tal fabricante do Pen Drive, não? Há artigos específicos sobre como identificar um pen drive falso e como evitar a compra deles, vale ler.

Uma outra coisa que quase ninguém fala é que geralmente Pen Drive pirata geralmente vem com vírus de fábrica (alguns modelos, igual a um San Disk que eu adquiri no ano passado) e mesmo que você formate, exorcise, chore e corte os pulsos em frente ao pen drive, volta! Essa é uma praga bem comum: você abre seu Pen Drive novo no computador e PÁ, VÍRUS, na sua cara. Nunca foi usado (que você saiba), é novo e tem um vírus!? Como assim? É, a pirataria não compensa (pra você, claro).

Esse problema pode ser resolvido de uma forma simples: faça uma varredura completa no seu pc, formate esse seu Pen Drive xing ling e crie nele um arquivo txt nomeado como Autorun.inf (ou uma pasta com esse nome, é mais recomendado), além disso, desative a opção de executar automaticamente quando conectado no computador. Isso vale não só para Pen Drive pirata que tem vírus quanto um Pen Drive original que tenha vírus (por descuido seu ou de algum parente/amigo/colega/inimigo/whatever ). A maioria dos vírus de Pen Drive se aloja no arquivo(oculto) Autorun.inf para serem executados quando o Pen Drive conectar no computador e aí já era.

Antes de encerrar, vale lembrar que esses vírus (em sua maioria) são feitos para o Windows, então se você usa Mac ou Linux YOU WIN!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;