Ao alto e avante o/

T-t-t-Top Gear!!

2 comentários
Esse é um daqueles posts pra matar de tanta nostalgia. Need for Speed? Midnight Club? Burnout? Que nada, corrida mesmo era Top Gear *--*


Quando eu ganhei meu Super Nintendo, aquela coisa linda de se ter e jogar, vieram alguns ótimos cartuchos junto. Dentre eles estava Marvel Super Heroes (que eu carinhosamente chamava de Liga América por não saber o nome certo naquela época) e um cartucho incrível que tinha International Superstar Soccer, Mega Man X e Top Gear. Estes outros jogos deixo para outros posts, pois este foi feito para falar exclusivamente do meu jogo de corrida preferido na vida toda.

Enfim... Depois de jogar por horas e mais horas os jogos que vieram com o video game, resolvi selecionar aquele jogo Top Gear pra ver do que se tratava. Venhamos e convenhamos, eu nunca havia visto um jogo de corrida de carros (num console) na vida! Antes de ter o SNES eu tive um Dynavision e meu jogo de corrida era de motos, e meu amigo que tinha um Mega Drive não tinha um jogo de corrida que fosse, era só Sonic e Street Fighter II...

Então, eis que começo a jogatina. Quando dei por mim já estava mais do que viciado naquele jogo incrível, com uma trilha sonora de outro mundo. Você poder escolher seu carro, a sua nacionalidade e ainda escrever o seu nome como piloto para correr,contar com uma coisa chamada Nitro pra ajudar em algumas pistas, que incrível aquilo. Aquela jogabilidade de Top Gear era viciante, não era uma coisa complexa: você pega seu carro e sai pela pista tendo que vencer 19 carros adversários que tem o mesmo objetivo que você. Aí tem o Nitro para dar aquela ajuda, óbvio. E como parar de jogar um jogo onde você acelera e esquece de tudo? Não tem como.

Uma das coisas mais impressionantes nisso tudo é que nas primeiras pistas não era preciso parar para abastecer, mas depois de umas corridas o abastecimento era algo vital para a sobrevivência do carro e do piloto também. E por falar em piloto... Uma novidade das grandes: a tela era dividida em duas para que fosse possível jogar com irmão/cachorro/papagaio/quemquerqueseja ou contra a máquina, ou seja, um jogo de corrida e ainda feito para jogar "DE DOIS".

Apesar de não ter gráficos 3D ultra fodásticos, Top Gear era um jogo muito realista. Poder escolher entre um dos quatro carros disponíveis, sendo que cada um deles tem as suas características, que vão muito além da cor. Um carro corria MUITO, mas gastava horrores de combustível, e tinha um que não andava lá naquela velocidade extrema, mas tinha uma velocidade boa e consumo de combustível relativamente baixo, o que o tornava sempre o carro perfeito em vista dos outros três.

E a trilha sonora, hein? Quem já jogou sabe que aquela trilha sonora é inesquecível, e se tornou nostálgica. Criada por Barry Leitch, essa trilha era originalmente da série Lotus e foi remixada para o Top Gear. Trilha Sonora que até hoje tem vários covers em guitarra, bateria, violão, teclado, goma de mascar e em qualquer instrumento existente por aí (até flauta xD ), e essa trilha serviu de inspiração para a Muse, que fez a musica "Bliss" inspirada na musica tema do título de Top Gear.


Jogabilidade simples, trilha sonora genial, gráficos belos e bem feitos... Uma fórmula que combinada resultou num dos jogos mais populares da era 16 bits, um grande clássico. Top Gear marcou a infância de muita gente por aí ^^

2 comentários :

  1. Esse jogo era Perfeito...muito melhor que os atuais....apesar de gráficos melhores dos jogos atuais, mas não passa disso. Need for Speed, entre outros, não oferecem jogabilidade e emoção como o top gear... DEVERIAM CRIAR ALGO, PARECIDO COM TOP GEAR E COM OS GRÁFICOS ATUAIS.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM OS COMENTÁRIOS DO ROBERTO. E A PROPOSITO, PROCUREI VÁRIOS JOGOS DE CORRIDA, PARA PLAY STATION, NA TENTATIVA DE ENCONTRAR UM JOGO PARECIDO, COM VARIAS CORRIDAS E VÁRIOS PILOTOS, COMO ERA TOP GEAR. SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM, GENTILEZA ME RECOMENDAR.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (;