Ao alto e avante o/

Não foi pra frente: A mistura de Pokémon com Saint Seyia

Nenhum comentário
O post de hoje vai tratar de uma produção nacional, que teve seus momentos de fama, atraiu fãs e até hoje é alvo de polêmicas pelos blogs e fóruns da vida: Poké CDZ.

Antes de continuar, vou lembrar aqui os leitores novos e velhos (no sentido de idade mesmo), que Cavaleiros do Zodiaco (ou simplesmente Saint Seyia, no original) foi uma verdadeira febre na TV quando exibido por aqui. Muita gente gostou mesmo, e começaram a se perguntar se haviam jogos de CDZ, então surgiram milhares de games feitos por fãs, alguns ótimos, outros nem tanto. A maioria desses fan games foram feitos no RPG Maker (2000 e 2003, e foi justamente por um jogo de CDZ que ingressei no ramo, mas isso é história para outros posts), e o jogo da coluna de hoje também é.Enfim, vamos logo a um dos mais promissores projetos de CDZ da história: POKÉ CDZ!!!

Já imaginou se fosse possível 'capturar' os Cavaleiros do Zodíaco que você mais gosta? Fazer uma bela seleção com 6 guerreiros para mudar o mundo?  Foi a ideia que Gustavo LC teve, há muito tempo atrás. Poké CDZ é baseado na mitologia criada por Masami Kurumada no mangá Saint Seyia, mas o diferencial aqui é que você escolhe com qual personagem quer jogar: Apollo ou Athena.
 photo 1001232_295422237268553_1622209854_n_zps2c08329e.png

O jogo começou a ser produzido no RPG Maker 2000, mas a ideia original não se trata de encapsular cavaleiros dentro de Pokébolas minusculas, mas sim montar equipes com eles, e ao invés de 'capturar', o jogador abaixa a lealdade do cavaleiro e então conquista sua confinça para que ele entre em sua equipe.
 photo 954675_294454667365310_68032978_n_zpsb5d30d5d.png
O objetivo principal seria reunir um grupo de cavaleiros com o propósito de desafiar os outros deuses do Olimpo, para se tornar o mestre Pokémon obter reconhecimento deles e então virar um membro do Panteão. A história se passaria em 10 cidades, cada uma representada por uma divindade específica (ok, então não apenas o sistema de batalha seria similar ao de Pokémon, mas também a história e outras mecânicas. Dez divindades, oito líderes de ginásio... dá no mesmo xD).

Revolucionário

Parecia que o jogo ia ser genial. Um esquema de batalha no estilo de Pokémon dentro do RPG Maker 2000 era praticamente impossível de se fazer (e ainda é, essa versão da engine não trabalhava com scripts, então o trabalho era em dobro para a criação de sistemas complexos), mas apareceu alguém falando que fazia, e melhora ainda: provando isso através dos vídeos.
Imagem Postada
Sem falar nos gráficos utilizados, que eram mostrados nas screens: praticamente todos eles chupados dos pokémons de GBA, desenhos até bonitos demais para um jogo de RPG Maker 2000. Além do mais, a promessa é que existiriam cerca de 80 cavaleiros jogáveis, e mais de 100 técnicas diferentes (o que faria um metagame complexo o bastante para CDZ).

O primeiro contato e o conhecimento da desistência

Quando li a primeira vez sobre Poké CDZ, foi em 2009, no fórum do antigo ROMS para GBA. O criador do jogo, Gustavo LC, postou vídeos, fotos e tudo mais, e a ideia era realmente boal: um jogo de Cavaleiros que funciona como um Pokémon. Ia quebrar a monotonia, por assim dizer, de um RPG simples e trazer uma complexidade gostosa a uma franquia como CDZ. Misturar duas franquias que não tem nada em comum estava começando a se mostrar algo totalmente possível.
Imagem Postada
Parecia algo revolucionário, genial, que iria dar incrivelmente certo. Mas, o tempo foi passando e poucas novidades surgiram. Na época, a comunidade do Orkut ainda bombava, mas já surgiam os questionamentos  sobre o andamento da produção do jogo. Veja bem, há posts de 2007 dizendo que naquela época o jogo já estava 60% concluído, o que aconteceu então?

Vários posts surgiram na própria comunidade do Orkut, onde o criador do jogo alegava que sofreu com formatações, perda de banco de dados, entre outras desventuras em série, o que fazia com que ele tivesse o tempo cada vez mais escasso para trabalhar no jogo, e seu ânimo diminuía a cada dia. Então, de repente, não se teve mais notícias sobre Poké CDZ. O último post no blog oficial data de Setembro de 2012, e desde então nenhuma novidade surgiu. Será que podemos dizer que Poké CDZ faz parte dos jogos que não foram pra frente? Sim, mas nunca com 100% de certeza.

Mesmo que o oficial não tenha saído, os fãs ainda tem esperança de que Poké CDZ seja lançado, e outros até mesmo acreditam que alguém possa continuar o trabalho do Gustavo. Como foi o caso do fã que lançou o Poké CDZ Titanium, uma espécie de Starter Kit para quem quisesse fazer sua própria adaptação. O Titanium foi feito no RPG Maker XP, e pode ser encontrado pra download aqui (não verificamos se os links ainda funcionam).Outra coisa legal de se ver, foi que um fã lançou até mesmo o mangá de Poké CDZ (a imagem que ilustra o começo do post vem dele, haha), só que infelizmente só teve um capítulo, e pode ser encontrado aqui.

E agora?

Bom, enquanto Poké CDZ não sai, e aparentemente está abandonado, o jeito é continuar na torcida para que um dia o projeto seja retomado (ou alguém muito bom crie um sucessor espiritual, utilizando como base o Poké CDZ Titanium, ou mesmo criando um sistema melhor). E, se você é fã da franquia de Cavaleiros e quer alguns jogos pra passar o tempo, pode baixar três jogos legais que estão disponibilizados no blog do Gustavo LC e foram feitos por ele. Clique pra ir até lá.

Ah, sim, aguardem também pelo post da próxima semana, haha ;D

Tem alguma sugestão de jogo para a Não Foi Pra Frente? Mande para redacao@sleopand.com o seu e-mail com a sugestão, que a gente até mesmo dá os créditos pra você quando formos postar, e até mesmo poderemos aumentar o número de posts da coluna e fazer com que ela deixe de ser temporária. Aguardamos o seu contato =D

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;