Certamente a melhor parte da existência dos sistemas móveis, é a democratização que existe nas lojas de Apps, e isso faz com que surjam jogos e aplicativos realmente legais. Enquanto algumas empresas de grande porte adaptam suas franquias para os SOs móveis, criadores independentes resolvem apostar, e vez por outra lançam algo muito bom.
Zenonia é um destes bons jogos que foram lançados para as plataformas móveis: com uma jogabilidade simples, mas inteligente, puzzles legais e gráficos bonitinhos, não chegou a ser uma unanimidade, mas deveria ser um exemplo a ser seguido.
Dados técnicos
Lançamento: 28 de agosto de 2008
Desenvolvedora/Publisher: Gamevil
Gênero: RPG
Número de jogadores: 1
O jogo foi lançado pra Android, iOS, e também portado para Zeebo, PSP e uma outra infinidade de plataformas, então provavelmente não será difícil de encontrá-lo ;D
O enredo
Zenonia é protagonizado por Regret, um loirinho pequetucho que, diferente de um certo protagonista por aí, fala muito. Inicialmente, as origens dele são desconhecidas, mas a missão principal que o garoto tem é descobrir porque seu pai morreu, e principalmente porque ele foi morrer justamente nas mãos de um demônio miserável e infeliz ò.ó.
Um RPG moderno nos moldes das antigas (ou quase isso)
- Warrior, que usa mais a força;
- Paladin, que usa mais a magia;
- Assassin, o "Stealth Mode" da jogabilidade.
E como o jogo é tem o combate baseado em tempo real, a jogabilidade vai ser afetada diretamente conforme a classe, pois cada classe tem suas skills, algumas que funcionam de forma ativa, e outras de forma passiva. O sistema de desenvolvimento delas também é muito legal, e dá pra construir algumas estratégias legais de jogo.
Um outro ponto bacana: sistema de vida real. Existe um ciclo aí de dia/noite e também de fome/peso, e torna o jogo um pouco mais complexo, tirando o foco das batalhas (ajuda a tentar não tornar o jogo repetitivo). Muitas vezes é necessário abrir mão de um item, pois a mochila não aguenta mais e está muito pesada, e também há vezes em que você vai ter de parar, correr do combate e comer pra não ficar esgotado.
Zenonia seria um jogo perfeito, não fosse a trilha sonora. Ela é até boa, mas é muito repetitiva. Os efeitos sonoros dos golpes são legais, dos movimentos também, mas a música simplesmente não desce (questão de gosto).
Considerações finais
Zenonia é um exemplo a ser seguido em se tratando de RPG para as plataformas móveis: jogabilidade bacana, história aceitável e sistemas muito legais. Sei que estou me repetindo, mas em meio a uma enxurrada de jogos e aplicativos que surgem e somem em quinze minutos, é bom encontrar um jogo que agregue alguma coisa (ou ao menos não enjoe rápido). Se fosse pra quantificar e julgar em termos de nota, Zenonia levaria fácil um belíssimo 9 ;D.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;