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Zenonia: Como os RPGs para smartphones deveriam ser

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Certamente a melhor parte da existência dos sistemas móveis, é a democratização que existe nas lojas de Apps, e isso faz com que surjam jogos e aplicativos realmente legais. Enquanto algumas empresas de grande porte adaptam suas franquias para os SOs móveis, criadores independentes resolvem apostar, e vez por outra lançam algo muito bom.

Zenonia é um destes bons jogos que foram lançados para as plataformas móveis: com uma jogabilidade simples, mas inteligente, puzzles legais e gráficos bonitinhos, não chegou a ser uma unanimidade, mas deveria ser um exemplo a ser seguido.

Dados técnicos
Lançamento: 28 de agosto de 2008
Desenvolvedora/Publisher: Gamevil
Gênero: RPG
Número de jogadores: 1


O jogo foi lançado pra Android, iOS, e também portado para Zeebo, PSP e uma outra infinidade de plataformas, então provavelmente não será difícil de encontrá-lo ;D

O enredo

Zenonia é protagonizado por Regret, um loirinho pequetucho que, diferente de um certo protagonista por aí, fala muito. Inicialmente, as origens dele são desconhecidas, mas a missão principal que o garoto tem é descobrir porque seu pai morreu, e principalmente porque ele foi morrer justamente nas mãos de um demônio miserável e infeliz ò.ó.
Claro, a profundidade não é o ponto forte da história, e logo em sequência Regret acaba até mesmo descobrindo a existência de um mal poderoso e inexplicável. E ainda no comecinho do jogo, é necessário fazer uma escolha que vai afetar o resto da história: em uma luta entre os Holy Knights e o Dragon Clan, e uma mulher pergunta se você vai ajudá-la e intervir na luta. Há duas opções, o SIM e o NÃO. Respondendo SIM, Regret vai seguir o caminho maléfico e virar o Lorde das Trevas, respondendo NÃO, o loiro vai trilhar o caminho do bem. Contraditório? Talvez, pois geralmente ajudar uma mulher significa um ato de bondade, né. Eu também achei confuso de início, mas é tudo explicado conforme o passar do tempo, e também é um fator de replay adicionado no jogo: tem missões que só estão disponíveis jogando pelo lado do bem, e outras só pelo lado do mal. No fim das contas, essa dualidade ainda vai causar muita confusão na sua cabeça.


Um RPG moderno nos moldes das antigas (ou quase isso)

Os gráficos utilizados em Zenonia são de encher os olhos d'água. Bem no estilão 16 bits, e bem 'fofinhos' também. Isso dá uma tremenda aparência carismática a TODOS os personagens, sejam eles monstros, NPCs ou qualquer outra coisa. Ele é realmente muito comparado a jogos como The Legend Of Zelda do SNES e também os de GBA, pois o estilo gráfico é idêntico MESMO.
Até um tímido sistema de classes é usado, mas ele não tem um grande foco, nem altera o rumo da história . No começo do game, é necessário escolher qual classe será a de Regret, e elas são:


  • Warrior, que usa mais a força;
  • Paladin, que usa mais a magia;
  • Assassin, o "Stealth Mode" da jogabilidade.

E como o jogo é tem o combate baseado em tempo real, a jogabilidade vai ser afetada diretamente conforme a classe, pois cada classe tem suas skills, algumas que funcionam de forma ativa, e outras de forma passiva. O sistema de desenvolvimento delas também é muito legal, e dá pra construir algumas estratégias legais de jogo.
A variedade de armas disponíveis então é grande: existem armaduras e itens que tem classes como normal, magic, rare, unique e epic, e eles ainda podem ser refinados e combinados! Apesar do jogo não parecer (à primeira vista) que promete muita coisa, a Gamevil promete cerca de 40 horas de jogo, e realmente é possível chegar aí (com o tanto de sidequests existentes, nem é difícil).

Um outro ponto bacana: sistema de vida real. Existe um ciclo aí de dia/noite e também de fome/peso, e torna o jogo um pouco mais complexo, tirando o foco das batalhas (ajuda a tentar não tornar o jogo repetitivo). Muitas vezes é necessário abrir mão de um item, pois a mochila não aguenta mais e está muito pesada, e também há vezes em que você vai ter de parar, correr do combate e comer pra não ficar esgotado.

Zenonia seria um jogo perfeito, não fosse a trilha sonora. Ela é até boa, mas é muito repetitiva. Os efeitos sonoros dos golpes são legais, dos movimentos também, mas a música simplesmente não desce (questão de gosto).

Considerações finais

Zenonia é um exemplo a ser seguido em se tratando de RPG para as plataformas móveis: jogabilidade bacana, história aceitável e sistemas muito legais. Sei que estou me repetindo, mas em meio a uma enxurrada de jogos e aplicativos que surgem e somem em quinze minutos, é bom encontrar um jogo que agregue alguma coisa (ou ao menos não enjoe rápido). Se fosse pra quantificar e julgar em termos de nota, Zenonia levaria fácil um belíssimo 9 ;D.


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