O tal design do nD |
•LCD de 2.5” com 320×240 de resolução.
•Processador ARM de 400MHz
•16/32MB de RAM
•Conexão Wi-Fi para multiplayer local e internet
•Memória interna de 2GB, sem suporte a cartões de memória
•Firmware baseado em Linux e open source
Note que a ultima linha está em negrito. Mas, por qual motivo? Simples: firmware open source. Com um hardware modesto e um firmware que tornasse fácil a programação certamente não haveria prodígios e jogos pesados, mas muitas possibilidades existiam. Podemos citar emuladores (lógico) de consoles como SNES, Genesis e outros (ports de jogos antigos pra PC também seriam viáveis, não? ). Também não devemos esquecer de como seriam feitas as vendas: através de um market próprio para o nD, que poderia ser acessado através do próprio console ou por PC (fazendo a transferência de jogos utilizando um cabo USB que acompanharia o portátil).
Como vemos, o projeto parecia bem promissor. Talvez até mesmo um concorrente para o conhecido Dingoo (se você ainda não conhece, aguarde que em breve eu farei um post sobre o Dingoo, possivelmente um review). Mas, como todos os projetos listados aqui nesta pequena série de posts, ele não foi pra frente. Motivos? Não há motivos aparentes. O site oficial do projeto (este aqui) agora redireciona pra um tal de Bob's game. Em 2011 houve até mesmo um vídeo comercial sobre o nD, que foi removido do YouTube, e apesar de não haver motivos oficiais sobre a não continuação do projeto, poderíamos nos estender listando vários.
O principal deles, talvez, seria a forma como os smartphones tomaram o mercado. Até mesmo os portáteis da Nintendo e Sony lutam pra sobreviver num mercado onde os jogos portáteis tem feito muito mais sentido em celulares, que são muitas vezes baratos e tem jogos mais baratos ainda (muitas vezes gratuitos ou a preços como US$ 1,99), sem falar nas variadas outras funções que um celular cumpre. É claro, há um publico fiel aos consoles portáteis, principalmente os fãs de Pokémon!, e por isso o Nintendo 3DS, por exemplo, ainda tem mercado, e certamente continuará tendo. Mas, infelizmente tocou mais no assunto nD, e ele se tornou mais um projeto que Não Foi Pra Frente.
Tem alguma sugestão de jogo para a Não Foi Pra Frente? Mande para redacao@sleopand.com o seu e-mail com a sugestão, que a gente até mesmo dá os créditos pra você quando formos postar, e até mesmo poderemos aumentar o número de posts da coluna e fazer com que ela deixe de ser temporária. Aguardamos o seu contato =D
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