Ao alto e avante o/

Diário de bordo de um iniciante em Linux

Nenhum comentário
Olá leitores e leitoras, primeiramente peço desculpas pela falta de posts ultimamente e pela entrada do Blog em um hiato, mas isso logo será resolvido, prometo (; Temos marcada aí a notícia de que logo até mesmo o Thor vai retornar :D

Mas então, mudando de assunto, estou pra começar aqui o meu Diário de Bordo de um iniciante em Linux. Não é surpresa que há algum tempo tenho o Linux instalado aqui e que resolvi tentar o usar o sistema livre, a distro instalada aqui é o Ubuntu (que logo mais irei substituir pelo Open Suse ou pelo Big Linux, justamente por gostar demais do KDE e não me acostumar com o Kubuntu... conto mais depois, sem spoilers agora.), e vou escrever aqui neste diário de bordo as minhas descobertas durante a exploração do sistema, sendo eu um iniciante. Uma boa leitura a todos (;



Dia 1
No primeiro dia preparei meu Live CD já com o Ubuntu para a instalação e parti pro abraço então. Depois de ter configurado o computador para iniciar pelo CD e reiniciar a máquina com o CD dentro da unidade fui para a instalação do Ubuntu. Nada mal, pra quem já teve que enfrentar a instalação do Windows, achei a do Linux até mais simpática e fácil.


Todas as informações ali na tela e eu podendo configurar tudo, resolvi então configurar para instalar junto com o Windows, no mesmo HD e criando uma partição para o Ubuntu (:

Tudo configurado e a instalação ocorrendo então. Depois de algum tempo instalando (infelizmente não cronometrei a instalação aqui :X) o sistema estava prontinho pra uso. Ou quase isso, faltava configurar meu IP para acessar a internet. Felizmente o Ubuntu é um sistema até fácil pra quem é curioso (tipo eu xD), mas quem quiser aprender como e não tem ideia, só dar uma olhada neste link: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090804174043AAwQ4xf

Bom, Ubuntu instalado, internet configurada, tudo funcionando e foi a hora de atualizar o sistema. Baixar os arquivos a serem atualizados foi a parte mais demorada, demorando mais ou menos 30 minutos por causa dessa internet lenta, mas depois a instalação das atualizações ocorreu normalmente e, pasmem, o computador não reiniciou \m/

Uma das melhores partes foi o reconhecimento de hardware. No Windows eu tive um problema enorme com reconhecimento de hardware, já no Ubuntu foi tudo meio que automático (se não totalmente), eu liguei minha impressora aqui e em cinco minutos ela estava pronta pra uso. Nesse primeiro dia foi basicamente a instalação do S.O. e a configuração da internet, junto com layout de teclado e outras coisas. A coisa começou a ficar brava mesmo foi no segundo dia, que irei contar num próximo post... Esse segundo dia foi o dia da instalação dos codecs, do flash, do java... Enfim, a instalação do conteúdo multimídia, que vai ser contada no segundo post do Diário de Bordo (:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;