Como usuários de internet temos que nos deparar quase que diariamente com a pirataria. É uma questão que faz parte do cotidiano moderno, sendo que aqui e ali surgem diversos estudos falando sobre os prós e contras dela. E pra entrar nesse emaranhado de estudos que são utilizados para embasar argumentos tanto da indústria quando de usuários mais uma tese surgiu.
Uma matéria publicada no TorrentFreak indica que o estudo do professor de Direito Glynn Lunney Jr., da universidade de Tulane, EUA, descobriu que a pirataria e criatividade dos artistas está diretamente ligada, ao contrário do que se pensava. Segundo Glynn, com a diminuição da receita por venda de discos e também o aumento de artistas que ficam em evidência devido ao compartilhamento de arquivos, muitos estão passando a focar sua criatividade na criação de novos hits para se destacar, e outros (sem a preocupação exacerbada com os lucros) passam a tomar a composição mais como hobby e acabam tendo mais ideias criativas para novas canções.
O estudo de Glynn parece ter um argumento no mínimo aceitável, e pode deixar ainda mais acalorado o embate entre consumidores de entretenimento e indústria do entretenimento (leia-se RIAA). A matéria original, que inclusive mostra os argumentos do professor e faz essa ligação pode ser conferida
aqui.
Fonte:
TorrentFreak
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