Ao alto e avante o/

Super Sanctum TD - Um Tower Defense muito maneiro

Nenhum comentário
Certamente você já deve ter ouvido falar ou lido a respeito de algum jogo do gênero Tower Defense. Um exemplo bem conhecido é Plants VS Zombies, e nesse mundo existem milhares e milhares de jogos do mesmo estilo, mas acabam ficando meio obscuros. Super Sanctum TD é um desses, inclusive é um jogo ao qual eu não teria acesso normalmente se não fosse a democratização que a internet nos proporciona (de acesso ao conhecimento e facilidade na compra de conteúdo também!)

Ficha Técnica
Publisher/Desenvolvedora: Coffee Stain Studios
Data de Lançamento:  9 de maio de 2013
Plataforma(s): PC
Modos de Jogo: Singleplayer



Em Super Sanctum TD você assume o controle de torres para defender sua base. Ele foi lançado no ano passado como sendo um bônus para quem fizesse a pre-order do Sanctum 2, mas acabou sendo um destaque por si só, sendo depois vendido separadamente na Steam. O jogo tem um World Map bem vasto e proporciona diversos desafios, sendo que para obter um bom aproveitamento é recomendado que se jogue uma fase de novo e de novo.

Basicamente cada fase se divide em dois estágios: construção e ataque. No estágio de construção de uma fase você prepara sua estratégia: posiciona suas unidades no cenário e coloca blocos em determinados lugares para fazer um caminho que os inimigos deve seguir para assim induzir cada um deles à destruição, além de preparar seus blocos para novas hordas. Ainda na parte de construção você deve planejar bem como gastar os recursos que tem, que são bem escassos no começo de cada fase. Após a preparação é hora de apertar o botão para que os inimigos comecem a aparecer. A parte do ataque pode ser acelerada apenas clicando em um botão no canto da tela, assim você não precisa esperar 'horas' para que um determinado ataque termine, ainda mais quando erra na estratégia de colocação de unidades, deixando brechas para que inimigos burlem o caminho e cheguem direto à sua central (acredite, se a inteligência do jogo encontrar uma brecha, ela vai utilizar).

Com a possibilidade de construir o seu próprio caminho você já deve ter pensado que é muito fácil quebrar o jogo, não é? Não mesmo. Super Sanctum não deixa que você feche todos os caminhos disponíveis para sua central, ele exibe uma mensagem dizendo que 'bloquear o caminho é injusto', então é sensato colocar blocos para que inimigos sigam determinada trilha (acredite, você VAI precisar fazer isso muitas vezes, e vai ser um belo de um alívio). Falando em unidades inimigas, há uma bela variedade. No princípio unidades inimigas são fracas, sendo destruídas com sua unidade mais básica. Logo depois começam a surgir suas variações: unidades com HP maior e que recebem menos dano, outras unidades com HP menor mas com uma velocidade absurda e por aí vai. Todos os inimigos são catalogados por uma espécie de enciclopédia interativa assim que avistados, sendo que é possível consultar informações sobre cada um a qualquer momento (durante uma breve pausa, por exemplo). Adaptar sua estratégia a cada tipo novo de inimigo é essencial, e pode significar a vitória.

Há sempre um intervalo para construção quando você derrota uma horda, sendo possível se preparar para a próxima. Quando nenhuma unidade inimiga atinge sua central você tem o que é chamado de rodada perfeita, e ganha um bônus financeiro para comprar mais unidades próprias e encaixá-las no cenário. Se um inimigo (ou mesmo vários) atingir sua central, a rodada perfeita vai para o brejo, e no fim da horda você terá recursos limitados (cada unidade inimiga derrotada dá uma certa quantia de dinheiro, que é meio variável, o que garante pelo menos sua sobrevivência durante um tempo), o que pode deixar a fase ainda mais difícil.

Mas, se há sempre unidades inimigas novas surgindo, há também unidades defensoras novas? Sim, e cada uma delas custa uma boa parte dos seus recursos. Além disso, cada unidade sua tem alguns níveis de upgrade (que custam recursos, a propósito), que podem aumentar o alcance e dano da unidade. Por exemplo: uma unidade que implanta bombas no cenário ao receber um upgrade passa a implantar duas, em locais diferentes. Outro upgrade significa três bombas implantadas ao mesmo tempo, e assim por diante, até não haver como melhorar mais essa unidade específica. E a variedade de unidades é algo fascinante, praticamente é na mesma proporção das unidades inimigas.

Tem mais: conforme você passa de fases vai subindo de nível. Os níveis servem para desbloquear novas habilidades auxiliadoras (elas ficam geralmente no canto direito da tela, e passam por uma simples explosão que enfraquece ou destrói algumas unidades inimigas até uma habilidade que congela inimigos por um período e uma outra habilidade que funciona como uma bomba nuclear, devastando a tela). Cada uma dessas habilidades, depois de utilizada, leva um tempo para recarregar. Quanto maior o poder destrutivo, maior o tempo de espera para poder utilizar uma habilidade novamente. As iniciais levam cerca de 20 a 30 segundos, o que é um tempo essencial para congelar um determinado grupo até que seus canhões derrubem as unidades inimigas. Mesmo assim não senti que o jogo fica desequilibrado ao utilizar habilidades. Elas funcionam como ultimo recurso em momentos de desespero.

Os níveis que você avança também servem para liberar novos perks. Eles são imprescindíveis se você quer chegar longe em Sanctum: cada perk traz uma melhoria significativa, que vai desde causar mais dano a unidades inimigas até mesmo melhorar a velocidade de resposta das suas unidades, e os perks certos combinado com os upgrades dentro de batalhas podem ser decisivos para uma vitória sem maiores complicações.

No mais, Super Sanctum TD é realmente um jogo bem feito. O que era pra ser apenas um bônus provou ser capaz de depender apenas de si, atraindo jogadores fãs do gênero Tower Defense. Seus gráficos pixelados e isométricos formam um ambiente perfeito quando aliados aos efeitos sonoros. Uma musica em algum dispositivo separado como um celular ou MP3 player pode te ajudar a entrar no clima de Super Sanctum, mas se você gosta de se concentrar pode ser que não ajude, então a parte sonora do game pode ser considerada 'ok'. Praticamente a única coisa que falta é um modo multiplayer. Poder desafiar os amigos ou ser desafiado por eles, transformando tudo numa partida de xadrez muito complexa, aumentaria de forma absurda as horas de gameplay. Não gosto muito de quantificar minhas experiências com jogos, mas Super Sanctum TD levaria facilmente uma nota 9, tendo como único contra a falta do multiplayer.

No momento desta postagem o jogo sai por R$10,99 na Steam, o que é um ótimo preço se consideradas as horas de diversão que ele proporciona, mas volta e meia entra em promoção, então se você não quiser pagar o 'preço cheio' do jogo recomendo que adicione na sua wishlist para ser notificado quando ele entrar em promoção.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;