Ao alto e avante o/

Google Chrome: Instalando extensões que estão fora da Web Store

Nenhum comentário
Com o anúncio da Google dizendo que extensões de terceiros seriam totalmente limadas do navegador a partir da versão 33 (no Windows. Linux e Mac continuarão aceitando instalações de fora da Store), muitos usuários estão com medo de perder extensões que baixaram de sites alternativos. Elas serão removidas do seu navegador ao atualizar? Provavelmente sim. Mas há uma maneira de adicioná-las novamente, e nem é tão difícil. Nas próximas linhas nós ensinamos como fazer.

Do que você vai precisar:

•Ter instalado no seu computador o 7-zip.
•O arquivo .crx da extensão. Se você a pegou de um site alternativo, provavelmente já tem. Se não, dê um jeito de arrumar.

Mão na massa:
Após ter instalado o 7-zip, clique com o botão direito do mouse no arquivo .crx, onde quer que ele esteja. No meu caso, para o tutorial estou utilizando a extensão FVD Downloader, que foi removida da Web Store, portanto só consigo instalá-la utilizando este método.

Com o botão direito do mouse você vai ter o menu de contexto. Vá para a opção 7-zip > Extract to "nome da extensão aqui", como está mostrando na imagem.

Após isso, você vai notar que foi criada uma pasta com o nome da extensão. Não toque nela por enquanto. Agora, no seu navegador, vá no Menu > Ferramentas > Extensões. Se estiver com preguiça, cole o link na barra de navegação: chrome://extensions/
Você vai perceber que há uma opção chamada Modo do Desenvolvedor. Marque ela e você vai ver algumas opções novas.

Clique em Carregar extensão expandida e ele vai pedir pra você selecionar uma pasta. Selecione a pasta da sua extensão extraída e pronto, ela estará instalada no seu navegador.
Algumas extensões podem não ser instaladas por este método. O navegador vai acusar que falta uma especificação no  "manifest_version". Este erro acontece quando a extensão é meio antiga e usa o Manifest V1, que deixou de ser suportado na versão 18 do Chrome. O que resta fazer nesse caso é procurar um arquivo atualizado da extensão (de preferência que já tenha adotado a V2 do Manifest), ou trocar a sua variante do Chrome. Se você não quer sofrer com as versões Canary e outras que são instáveis, pode trocar por uma variante como o SRWare Iron (que foca na segurança do navegador e privacidade. LINK DIRETO PRO DOWNLOAD) ou o Cool Novo, que apesar do visual e modificações, é feito com base no Chromium.

No mais, é isso. Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação em relação ao tutorial, deixe nos comentários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;