Sombrio e não convencional. Era o que se sabia sobre XIII Versus, e o que foi liberado logo depois sobre o enredo passou a chamar ainda mais atenção. A história voltaria a ter como principal pano de fundo os cristais, tão característicos no início da série e meio que deixados de lado por um tempo (não que eles tenham sido removidos totalmente, mas simplesmente ficavam sempre no quarto ou quinto plano numa trama. Houve jogos em que se quer apareceram, como Final Fantasy X, que também foi um divisor de águas). O personagem principal, Noctis, é o príncipe do reino de Lucis, e se junta a quatro camaradas na busca por vingança contra a nação bélica de Niflheim, que invadiu seu reino atrás do único cristal do mundo. Alguns chamam de guerra fria por aí, eu já chamo de início de guerra de retaliação.
Enfim, Noctis, o principal, se chama Noctis Lucis Caelum, e é o herdeiro direto do trono. O rapaz sofreu muito por conta de uma doença que lhe deu capacidade de ver uma luz que indica a proximidade da morte dos outros. Noctis ainda carrega consigo Gladiolus Amicitia, Ignis Scientia, Prompto Argentum e Cor Leonis. Esperamos que suas personalidades não sejam tão estranhas quanto seus nomes.
Uma expectativa em relação a Versus XIII era seu sistema de combate. Sob a direção direta de Tetsuya Nomura e com a participação de boa parte dos membros que fizeram parte de Kingdom Hearts, significa uma mudança enorme no padrão de combate já conhecido. Muito se passou a especular, principalmente com base nos trailers, sobre o sistema ser baseado no de Kingdom Hearts, o que não seria mau. Se Versus XIII viesse mesmo a sair, vendesse bem e tivesse boa aceitação de público e crítica, a Square saberia onde investir nos próximos jogos da franquia (ou ela poderia criar duas vertentes: uma principal cheia de linearidades e com sistema antigo e outra com jogos mais abertos e combate envolvendo elementos de ação). Venhamos e convenhamos, Final Fantasy é uma franquia conhecida por ter histórias geralmente profundas, com questionamentos e tudo mais, só que quase sempre seus jogos são atrapalhados pela linearidade e pelo sistema de combate batido.
Tudo muito belo, o tempo foi passando e Versus XIII se tornou o novo Duke Nukem Forever. Até que, na E3 de 2013 a Square faz um belo plot-twist: Versus XIII agora se chamaria FF XV, e será lançado para PS4 e XBox One. Junto com o anúncio a Square ainda lançou um trailer do gameplay do jogo:
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