Ao alto e avante o/

Crônicas do Tio RD - FFTA Bônus

Nenhum comentário
Como já prometido em posts passados, trago hoje um bônus de Final Fantasy Tactics Advance. Não é o material mais inédito do mundo, mas foi feito com base no que aprendi durante o jogo, em informações que me foram repassadas e comprovadas e outras coisas que pesquisei também. Convido você a ler o post completo ;)

Vou começar falando do princípio: as classes. Como já deu pra perceber durante a coluna, são 5 raças existentes em Final Fantasy Tactics Advance, jogo aqui abreviado e conhecido por FFTA. Cada raça tem vários Jobs, que possuem determinadas habilidades. A escolha do Job certo para a classe certa é crucial em batalhas não só no início mas também lá no final do jogo. O legal de FFTA é que é possível fazer mixes, sendo que um Human que tem habilidades de Fighter pode aprender habilidades de Thief mais a frente e utilizar habilidades dos dois trabalhos (fica na opção Pick Abilities, como visto abaixo).



As screens acima mostram o menu de personagem. Abrindo a opção Pick Abilities você tem acesso à habilidade principal, também a secundária (que no caso ali é a possibilidade de usar habilidades de Steal), tem a de reação, a de suporte e também a de combo. No caso do exemplo acima se trada de um Soldier que tem como habilidades secundárias as Thief. No fim acabei deixando ele como Paladin/Thief, assim eu sempre tirava os equips dos inimigos deixando-os vulneráveis e depois acabava com eles.

Sempre surgem dúvidas em relação aos trabalhos, então antes de mostrar o que cada classe pode aprender, vamos deixar algumas coisas claras:

Você já percebeu que algumas armas ensinam habilidades para determinadas classes? Quando abrir o menu de uma loja aperte o botão R do seu GBA ao selecionar uma arma/armadura para saber qual habilidade ela ensina e para quais raças/trabalhos. Por exemplo, um artefato de Mytrhil ensina o Combo. Se for um arco ele ensina o Combo para Archers, se for uma arma ensina para Gunners, se for um cajado/rod ensina para Mages e derivados, e por aí vai. Siga meu conselho, abra sempre o menu de quais habilidades são ensinadas para um determinado trabalho de uma determinada raça apertando o botão R. Vai ser útil.

Você sabe o que significa masterizar uma habilidade? Quando seu personagem segura determinado equipamento ele aprende uma habilidade, e se você retirá-lo ele vai perder essa habilidade, mas há como mantê-la. Masterizar uma habilidade é simples: basta usar uma habilidade aprendida até que, ao final de uma batalha, você receba a notificação dizendo que a masterizou. Um exemplo é quando um Black Mage masteriza a habilidade Ice, quando ele o fizer, ao terminar a batalha vai aparecer uma notificação, bem perceptível, dizendo "Fulano de Tal mastered Ice". Masterizar uma habilidade além de útil para que você possa aprender outras, é necessário para habilitar novos trabalhos para as classes. Então quando aprender uma habilidade nova, a utilize até masterizar. Algumas demoram mais, outras menos, e há aquelas bem úteis. Aliás, seja rápido para trocar de habilidades, uma variedade maior significa estar preparado para as diversidades.

Enfim, eu peguei uma imagem de cada raça e fiz uma listagem dos Trabalhos (jobs) disponíveis pra cada uma. Confira abaixo (clique na imagem para que ela seja ampliada):




Notem que falei acima que Human é uma raça lenta. Quando digo lenta não se trata de evolução, mas sim de movimento. A Speed do seu personagem define o turno dele. Vieras são as mais rápidas do jogo, portanto um clã de Vieras provavelmente vai realizar movimentos antes de você. Sempre tento ter um clã balanceado, por isso não recomendo investir em um tipo de atributo apenas (não adianta você ter um personagem badass com uma força tremenda se o time adversário inteiro realizar todas as ações antes de você. Até mover seu personagem ele pode estar com HP baixo, sofrendo de Status ou outro tipo de efeito causado pelos inimigos. Da mesma maneira não adianta ter um time excessivamente rápido mas que não cause dano nos inimigos.). 

Outro ponto que vale tocar no que se trata de raças: os Totemas. Os únicos que causam dano físico de fato são os Totemas Mateus e Famfrit (dos Humans e Moogles, respectivamente), os outros três atacam a MP dos inimigos, o que pode ser útil em batalhas contra clãs que se baseiam em trabalhos mágicos. Tem um macete que é muito utilizado dentro do jogo para conseguir uma raça com um trabalho avançado já de início. O vídeo é em inglês mas creio que seja compreensível (até pra jogar FFTA é necessário um conhecimento de inglês, então não reclame u.ú), segue abaixo:


 Terminada a seção que trata de classes e trabalhos, vamos à próxima seção, que é a minha favorita.

Personagens Secretos

FFTA tem vários personagens secretos. Alguns ficam disponíveis apenas após o fim do jogo, já outros são disponíveis antes do final. Vou começar com os personagens que são disponíveis antes de virar a história. São eles:

Eldena - Para obter Eldena no seu grupo finalize qualquer missão (com sucesso), sendo que ela pode ser uma missão de despache, batalha contra clã, enfim, qualquer uma, sendo que deve usar o item Elda's Cup como Mission Item (é possível fazer isso lá na hora de se escolher a missão dentro do pub). Ao terminar a missão Eldena pode pedir para entrar em seu clã. Ela é uma Viera que vem como Red Mage.

Lini - Esta é minha personagem preferida. Para conseguir Lini basta seguir praticamente os mesmos passos de Eldena, com a diferença de que o item aqui é o Hero Gaol, não o Elda's Cup. Terminando a missão com o Hero Gaol como Mission Item ela pode pedir para entrar em seu clã. Lini é uma Moogle que vem como Mog Knight. Como extra tem a história do Hero Gaol, que é uma sidestory que você presencia durante o jogo. Achei interessantíssima!

Cheney - Para obter Cheney finalize uma missão com o Mission Item Snake Shield e ele pode pedir para entrar em seu clã. Cheney é Human e tem o trabalho Hunter. Já vem com Capture e Ultima Shot masterizados.

Pallanza - Para obter Pallanza termine uma missão usando o Wyrmstone como Mission Item que ele pode pedir para entrar em seu clã. Ele é um Bangaa com a classe Gladiator.

Quin - Quin pode pedir para entrar em seu clã após a conclusão da missão número 063 - Missing Professor. Ele é um Nu Mou com o trrabalho Sage.

Littlevilli - Basta completar a missão 043 - Clan League, que ela pode pedir para entrar em seu clã. Ela é uma Viera com o trabalho Sniper.

IMPORTANTE: Os personagens citados acima são considerados por muitos como semi-secretos. A chance deles entrarem na sua party é aleatória. Com alguns personagens pode ser de primeira (comigo foi de primeira com a Lini), e outros podem demorar pra caramba, mesmo cumprindo os requisitos, como demorou comigo com a Eldena.

Agora os personagens que ficam disponíveis após o término do jogo:

Shara - Sim, a companheira de clã de Ritz entra para o seu clã. Para obter Shara é só terminar a missão "A Maiden's Cry" que fica disponível após o fim do jogo e depois seguir para qualquer cidade. Uma cutscene vai começar e depois Shara vai pedir para entrar em seu clã. Ela é uma Viera (sério?) com o trabalho Sniper. 

Ritz - A falsa ruiva está disponível após completar a missão "Mortal Snow", que também só aparece após o término do jogo. Quando você terminar a missão ela pede para fazer parte do seu clã. Ritz é uma Viera (eu fiquei espantado quando vi, achei que ela fosse Human) e seu trabalho é de Fencer, com praticamente o set inteiro do trabalho masterizado.

Ezel - Esse cara é demais, tanto que ele tem um trabalho só dele! Depois de finalizar o jogo Cid vai de pedir para ajudar com o novo card de Ezel. Vá até o Caodan Card Shop e escolha a opção Gossip. Ezel vai dizer alguma coisa sobre você virar um mediador para negociações entre o palácio e a resistência, então vai colocar uma missão no pub chamada Reconciliation. Terminando ela Ezel pede para ser parte do seu clã. Ele é um Nu Mou com o trabalho Hermetic, que só está disponível para ele. 

Babus - Termine a missão Left Behind após o término do jogo e então entre em qualquer cidade. Uma cutscene vai aparecer, com Babus te pedindo para ir junto com ele a Ambervale. Vá direto pro pub e pegue a missão With Babus. Quando terminá-la vai aparecer uma cutscene onde Marche pergunta para Babus se ele aceita ser seu amigo, então Babus pede para entrar no clã. Ele também tem um trabalho exclusivo, o de Runeseeker, e vem com algumas habilidades úteis.

Cid - O nome mais famoso da franquia Final Fantasy também está disponível. Ele é o mais difícil de se obter. Isso porque é necessário ter finalizado cada uma das 300 missões disponíveis em FFTA para que ele peça o ingresso para seu clã. Quando terminar todas as missões siga direto para o Bervenia Palace, vai aparecer uma cutscene, depois vá a um pub procurar por novas missões e Cid vai te oferecer ajuda. Ele também tem um trabalho exclusivo, o de Judgemaster. Tem algumas habilidades interessantes, mas serve apenas pra batalhas contra seus amiguinhos, já que as missões do jogo estarão finalizadas quando você tiver ele (claro, dá pra fazer algumas novamente...).

IMPORTANTE: Diferente dos personagens semi-secretos, os secretos que ficam disponíveis na virada da história com certeza vão pedir para ingressar no seu clã. Tenha certeza de que há espaço disponível para agregar os personagens (tanto os semi quanto os secretos), ou não vai dar certo! Lembre-se de que o limite de membros em um clã é de 24, então faça o favor de ter slots disponíveis se quiser os personagens. 

Terminada a seção de personagens, vou falar do mapa. Sério, não é algo tão importante e você deve deixar a seu critério a construção dele. Eu recomendo que deixe os pubs nas pontas do mapa (um na parte inferior, outro na superior, um à direita, o outro à esquerda, tenha um no meio também) para facilitar o acesso a compra de itens e missões. Lembre-se, eu recomendo, não estou mandando nada, porque a organização quem decide é você, e no fim não haverá uma grande alteração mesmo. Dizem por aí que se você seguir uma ordem no arranjo de lugares pode obter certos itens, mas eu não me preocupei muito com isso e fiz algo meio a meu gosto. Claro, se você quiser obter os itens extras pode pegar algum faq disponível por aí (recomendo esse, em inglês) ou mesmo ir até o GameFAQS que lá pode haver algo interessante. Tem um mapa legal abaixo, que retirei do FFRing.com, mas é só pra usar de exemplo, já que não me lembro de cabeça os nomes de todos os lugares.
Ah, sim, fuja de batalhas nos Jagds. Eu sei que durante o jogo Montblanc alerta para a possibilidade de perder personagens definitivamente por lá quando eles morrem, mas se você os reviver antes da batalha eles continuam contigo, só que nunca se sabe o que pode acontecer, então evite ao máximo pisar em um Jagd por pisar, só faça as missões que compõem a história e não passe disso. 

Finalizando

No mais é isso que temos a princípio nesse bônus. Se você esperava mais, como um guia de captura de monstros, sinto muito. Aqui coloquei apenas o que utilizei e fiz durante o jogo mesmo, exceto pelo exemplo do mapa, já que o meu foi bem aleatório e seguiu os meus preceitos. Mais itens podem ser adicionados ao longo do tempo, sendo que em breve irei disponibilizar o guia em PDF (pra você que queria ter offline a informação). Se você quer ter muitas outras informações sobre FFTA e até guias do jogo completo passo a passo é só visitar a seção dele no GameFAQS. Caso você tenha algum conhecimento extra que não foi passado aqui, deixe nos comentários que adiciono ao bônus e lhe dou os créditos (não dói, afinal). 

PS: Ao jogar FFTA utilizei a versão européia do jogo. Ela tem várias opções de linguagem, por isso a escolha, e quem não entende de inglês pode escolher o espanhol nessa versão, mas vai acabar se perdendo em guias pois todos eles colocam os itens utilizando os nomes em inglês. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;