Ao alto e avante o/

Fabricar games próprios #1: Game Maker

Nenhum comentário
Todo bom gamer, algum dia, teve ou tem o sonho de fazer seu próprio jogo. Os que sabem das dificuldades, certamente sonharam com algum jogo simples, um rpg talvez, próprio que chegasse a fazer sucesso. Os mais ousados, pensam em trabalhar até mesmo na Ubisoft ou Nitendo.
É abordando este tema que começo a série Fabricar games próprios, uma sequência de matérias, por assim dizer, na qual venho apresentar desde algumas engines para produção de games caseiros até alguns tutoriais de como usá-las. Ao final de uma sequência de posts sobre determinado programa, você confere links para sites relacionados ao assunto e com tutoriais mais avançados para ficar por dentro de tudo.


Hoje começamos com Game Maker, um programa muito conhecido por quem cria games caseiros. O GM, como é mais conhecido, é uma poderosíssima ferramenta feita pela YoYo Games.
O legal do GM, é seu trabalho com scripts e eventos. Ele permite que você crie desde simples remakes de Super Mario, até um Legend of Zelda versão própria.
Muitos preferem o Game Maker por ele dar um infinito leque de opções para criar seus games. Não é igual a alguns softwares que só permitem que você crie um RPG. O GM te dá asas para ir além.
Apesar de tudo, ele é um programa proprietário, feito em Delphi, o que faz com que ele esteja disponível só para Windows.
Para não ficar só dependendo dos cliques, o GM conta com uma linguagem própria chamada de GML (Game Maker Language).
Usando do GM você pode fazer os jogos 2D, 3D (apesar do suporte dele não ser tão focado nisso) e games para que várias pessoas possam jogar online.

Por ser proprietário, o GM custa cerca de 25 dólares na versão completa. Mas, existe uma versão de demonstração (Lite) disponível, só que muito, muito limitada. Essa versão lite não dá suporte para criação de jogos 3D, e nem suporte a criação de jogos multi jogadores. Então, é recomendada a aquisição da licença do GM. A organização do programa é simples, tendo cada recurso na específica pasta da categoria na qual ele se encaixa. Por ser um programa que te dá milhares de opções de criação de games (ou infinitas, como falei acima), fica ainda mais fácil você criar seus próprios recursos e fazer um game para ser vendido, o que muitos programas te impossibilitam (como o RPG Maker, que será abordado futuramente).


Nos próximos posts:
Você confere um pequeno tutorial de como criar um simples Pac Man no Game Maker. Também um vídeo mostrando cerca de 100 jogos feitos no GM. Além disso, traremos alguns tutoriais aqui, scripts e finalizaremos a série de posts com links para sites e tutoriais interessantes.
Aguardo vocês nas próximas postagens!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;