Ao alto e avante o/

Os softwares evoluem em funções, mas não em funcionalidade

Nenhum comentário
Orray, eu ainda me lembro da época que usar o IE 6 era muito comum. A internet no Brasil nunca foi das melhores nas cidades pequenas, mas com o IE 6 rodando você pelo menos podia jogar alguma coisa, ouvir música enquanto alguma página carregava...

Hoje eu começo a notar, que os softwares recebem vários e vários upgrades mensalmente (pra não dizer a toda hora...), que geralmente tem um boletim da empresa responsável pelo software dizendo o que foi atualizado e blá blá blá.
O usuário comum particularmente não tem tanta paciência pra ler. Afinal, se a pessoa que fez o programa disse que atualizar é o ideal, então o que eu posso fazer?

Ninguém nota as alterações até reiniciar o aplicativo para que elas tenham efeito. Vou usar como exemplo o maravilhoso Firefox, e não sei se algum de vocês já passou por isso, mas eu já passei por isso usando vários sistemas operacionais: ao usar uma versão mais nova do navegador, quando você instala algum add-on, ele pede para reiniciar. O que antes era automático agora se torna dor de cabeça: o navegador fecha e não abre. Você vai, clica milhares de vezes até que ele abra, e o resultado é um Reboot no computador para que o infeliz add-on tenha sido instalado direito.

Nada mais natural também, do que um programa que é lançado mais atualizado vir bem mais pesado que a versão anterior. Um exemplo é o Photoshop, que a cada versão suga mais e mais da memória RAM. Torna-se também comum ver no twitter algumas pessoas falando "Cliquei pra abrir o photoshop aqui. Vou tomar banho, fazer café, fritar um ovo pra comer com pão. Volto depois"
É irônico, mas abrir o photoshop consome a memória toda.

E o sistema operacional? O Windows vem sugando mais memória a cada lançamento. Basta comparar o desempenho do XP pro Vista e depois pro 7, e note quanto você não tem que gastar com up grade de peças ou computador novo.
Afinal, os softwares evoluem em funções, mas não em funcionalidade. Muitas vezes o "Just Works" se torna piada. Não seria a hora de repensar nessas atualizações? Não seria possível lançar atualizações dando uma enxugada milagrosa no código fonte do software em questão para melhor ao menos um pouco o desempenho?

Pois, de que adiantaria você ter o poder de rodar jogos incríveis no seu computador, assistir aqueles filmes que você comprou e escutar lançamentos, se isso implicasse em rodar em lentidão extrema?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;