Olha só o que temos aqui, mais um post de especulação barata no Sleopand! Haha.
Leitores e leitoras, a especulação de hoje é sobre o 'console' da Valve, o Steam Box. Estaria ele mais perto do que imaginamos? Quais são os planos da Valve? De onde viemos, pra onde vamos? Vai ter Wi-fi lá e a gente pode pedir pizza? Estas e outras perguntas são as que vamos tentar responder neste post.
Quando surgiram rumores de que a Valve estaria adaptando o Steam para o Linux, muitos torceram o nariz. Alguns disseram que nunca chegaria, e se chegasse traria um manual de 1000 páginas de como compilar, moldar bibliotecas e instalar a loja de games no sistema do pinguim. Mas, eis que finalmente a empresa fez o Steam entrar em um beta funcional no Linux, para tristeza dos pessimistas.
A biblioteca de jogos que o Steam for Linux trouxe não é das mais animadoras, e a lista não passa de 40 jogos, mas já é um começo. Até aí, tudo bem, pois o Steam for Mac também não teve aquela grande atenção da Valve, e até hoje evolui a lentos passos.
O que veio a seguir é que foi assustador: Gabe Newell disse, like a boss, que o Windows 8 era uma porcaria sem tamanho. Desde então vieram surgindo rumores e mais rumores de que a Valve lançaria em breve um novo console, chamado de Steam Box, e que ele rodaria Linux. Muitos gamers não acreditaram na possibilidade, mas agora podemos dizer que talvez os boatos tenham fundamento.
A Valve anunciou durante a CES que estaria apostando no Piston, um computador feito pela Xi3. O Piston, computador potente e realmente pequeno, vem ganhando destaque, e todos já apontam que ele será o Steam Box, e rodando Linux. Mas nem mesmo os mais pessimistas adivinhariam o que estava por vir...
A partir de ontem, terça-feira, a Valve começou a pedir que os usuários do Steam testassem o programa na versão para Linux. O aviso está lá, na página de download do Steam mesmo.
Agora os questionamentos começam a ser maiores, e as possibilidades parecem ser mais concretas. Sendo um palpiteiro, posso dizer que sim, o Steam Box está bem mais perto do que provavelmente imaginamos, e não me surpreenderia a Valve anunciar oficialmente que o Piston será ele e ele será o Piston, durante a E3.
Mas, porque raios o sistema operacional vai ser o Linux?
Venhamos e convenhamos, depois de Gabe Newell criticar o Win8, estava mais do que na cara que a Valve mudaria de plataforma. Analistas até mesmo cogitaram a possibilidade da Valve lançar uma distro própria. Mas a escolha pelo Linux é óbvia pois, a empresa não vai ter que pagar por licenças ao vender as máquinas.
Se a escolha fosse o Windows, o primeiro ponto a pesar seria a concorrência direta com a Windows Store, e depois teria também o preço das licenças do sistema, que pesaria tanto no bolso da Valve quanto no do consumidor.
É uma aposta inteligente escolher o Linux? Só o tempo dirá, e o potencial do sistema é grande. A Valve só precisa convencer várias desenvolvedoras a adotarem o sistema, e pra isso ela precisa de jogadores, que ela tenta trazer através de pedidos como o da imagem acima. E alguém ainda duvida que o Steam Box está a caminho? A chegada do 'console' é mais que certa, agora só nos resta saber se ele vai mesmo ser o Piston ou a Valve utilizará outro modelo de computador ;D
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;