Ao alto e avante o/

Não foi pra frente: Pokémon Shiny Gold

Nenhum comentário
Galerinha, estou começando uma nova tapa-buraco série de posts no blog, e ela terá cerca de 5 posts ao todo(cada um tratando de um jogo). O objetivo da "Não foi pra frente", a coluna que começo hoje, é falar de jogos/hacks que pareciam promissores, mas não fim das contas acabaram 'não indo pra frente', e foram abandonados pelos criadores, mas não esquecidos pelos gamers. Já tenho alguns jogos em mente, mas se você conhece algum jogo/hack/remake que parecia promissor e merece o destaque, diga aí nos comentários ou mande a sugestão para redacao@sleopand.com, e daí poderemos aumentar a série!

O primeiro astro da série "Não foi pra frente" é  Pokémon Shiny Gold.

Se tem uma franquia que tem hacks a rodo por aí, é Pokémon. Os fãs dos monstros de bolso sempre querem capturar mais, e jogar mais também, tanto que se você for procurar, existem milhares de hack roms dos jogos de Pokémon para GBA, e existe inclusive uma comunidade gigantesca que trata destas modificações.

O cenário...

Como a franquia sempre foi a mais querida dentre todas as existentes nos portáteis da vida, a Nintendo teve que atender o pedido dos fãs e fez um remake dos primeiros jogos e lançou para GBA. Os jogos lançados foram Fire Red e Leaf Green, que traziam para o console os pokémons da primeira geração, e possibilitavam ainda a troca com os jogos Ruby, Sapphire e Emerald.
Os remakes deixaram os fãs na esperança de que talvez os jogos da segunda geração (Gold/Silver/Crystal) pudessem ter remakes também. Mas, não foi bem isso que aconteceu. A Nintendo resolveu lançar a próxima geração dos monstros de bolso, e a segunda geração ficou esquecida de vez.

Eis que o herói surge

Já ficando desiludidos quanto à possibilidade de um remake, os pokéfans desanimaram de vez. Mas, eis que a cena de rom hacking estava crescendo pela internet, e em 18 de Setembro de 2006, um rapaz conhecido como Zel surgiu timidamente nos fóruns da PokéCommunity e anunciou a produção de Pokémon Shiny Gold.
Todo um fórum foi sacudido pela novidade: finalmente alguém trazia os pokémons da segunda geração, e de forma decente, para o GBA. Zel foi aclamado, e sua hack ganhou milhares de prêmios e ficou conhecida mundialmente (sem exageros nessa ultima parte). Por ser construída em cima de Fire Red, possibilitava até a troca de pokémons entre os dois jogos.

Nem tudo são rosas...

Claro, apesar de toda a personalização que Zel fez, não havia o sistema de Dia e Noite implementado (quer dizer, o relógio interno do GBA e dos emuladores funcionava que era uma beleza, mas por esse sistema não existir em Fire Red, não poderia vir a existir em Shiny Gold também). Em compensação, o editor prometeu (e trouxe) eventos que foram removidos da Gold americana original (sim, ele trouxe Celebi e a GS Ball *-*). A cada nova versão, Shiny Gold ficava ainda mais conhecida, e diz a lenda que alguns jogadores até encontraram cartuchos com o game O.o

O fim [não] veio...

Pokémon Shiny Gold estava no auge, bombando em milhares de emuladores por aí, e era a hack rom de pokémon mais conhecida até então. Zel havia lançado a Beta 5, e o jogo contava até mesmo com uma versão X (que é o mesmo Shiny Gold, só que com uma dificuldade extremamente elevada). Na Beta 5, Zel conseguiu fazer o jogo até Cerulean (na região de Kanto, que na Gold original era aberta após vencer a Elite dos 4), e prometia que a história estaria completa na Beta 6, que nunca saiu.

Faltando pouquíssimo para que Shiny Gold chegasse aos 100%, o projeto foi abandonado. A última postagem no tópico oficial data de 2007, e mesmo a Beta 5 não está lá para download (no tópico há somente a versão 4  e a 4 X). Talvez por desânimo, talvez por outras prioridades terem surgido, mas nunca mais se ouviu falar de Shiny Gold novamente. Claro, os fãs deixaram de se preocupar com esse hack quando a Nintendo anunciou Pokémon Heart Gold e Pokémon Soul Silver, remakes da segunda geração que foram lançados para o Nintendo DS.

Infelizmente, Pokémon Shiny Gold não foi pra frente, mas ficará marcado na memória de milhares de jogadores que gastaram horas na Gold original, e também perderam muito tempo jogando a modificação. Claro, ninguém ficaria triste se outra pessoa terminasse o trabalho de Zel, não é? ;-)

Até a próxima, pessoal. Aliás, uma pequena dica do nosso próximo tema: trataremos de falar de certos cavaleiros :D (um biscoito pra quem adivinhar o tema)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;