Já cansou do número de players no mercado de sistemas móveis? Ou pra você não existem algo além do conjunto iOS/Android/Windows Phone? Bom, de cabeça eu consigo lembrar de alguns sistemas que entraram na guerra pelo topo do mercado (e que muitas vezes ainda continuam só na promessa): Firefox OS (esse com aparelhos funcionais no mercado já, e vem sendo visto com bons olhos), Ubuntu (em sua versão para devices móveis), Tizen (o da Samsung), CyanogenMod (yep, o pessoal do CM criou até mesmo uma empresa, e disse que sua modificação é um sistema inteiro...), Blackberry (está aí há muito tempo já...), e por aí vai. E agora temos também o Sailfish, lançado pelo pessoal da Jolla, composta basicamente por ex funcionários da Nokia.
Mas o que o Sailfish teria de interessante? Acho que o vídeo abaixo pode acabar com a maioria de nossas curiosidades:
Além do visto no vídeo, sabe-se que o sistema da Jolla (que lançou um aparelho com o mesmo nome) tem compatibilidade com cerca de 85 mil aplicativos para Android. É um atrativo? Depende do ponto de vista. O Blackberry também é compatível com apps do sistema da Google, mas essa compatibilidade parece ser feita via emulação, o que não deixa o sistema ou aplicativos fluidos. Enfim,
segundo o pessoal do site GSM Arena, o Sailfish, sistema da Jolla, poderá em breve ser instalado em smartphones que rodam o Android. Vantagem? A não ser que o sistema seja otimizado para milhares de aparelhos, talvez não seja. Roda os aplicativos do Android e pode ser instalado nos aparelhos compatíveis com o sistema. Qual é o diferencial do Sailfish então? O visual?
Vale lembrar também, que não é o primeiro sistema que promete ser fácil de instalar em qualquer aparelho. Firefox já teve e tem essa mesma proposta, se não me engano o pessoal por trás do Ubuntu quer a mesma coisa, a galera do CyanogenMod também, e por aí vai. Mas, num mercado que agora parece um pouco saturado, ficamos na torcida pelo sucesso do novo player do mercado.