Já faz um bom tempo que a Microsoft decretou oficialmente a morte de um dos sistemas mais queridos e outrora o mais utilizado no mundo: o Windows XP. Lançado no ano de 2001, é um feito notável ele chegar a ter um suporte de mais de 10 anos. Mas, como toda empresa tem que lucrar e tudo na informática evolui, a era do XP já passou (e faz tempo, diga-se de passagem), mas tem gente que nem sabe disso e também nem sabe os riscos de manter um sistema desatualizado em funcionamento. Claro que tem aqueles que sabem quais são os riscos e mais, mas estas linhas são escritas aos que ainda não se informaram sobre o assunto.
Bom, o principal contra do fim do suporte é o seguinte: fim das atualizações automáticas e de segurança. Isso significa que, se logo após o fim do suporte for descoberto um bug crítico no sistema, ninguém vai consertar ele de forma oficial. A não ser que alguma alma se habilite a disponibilizar algum fix, já era. É claro, se você usa uma versão pirata do sistema não fará muita diferença, já que provavelmente não tem atualizações automáticas habilitadas. Outro ponto: os desenvolvedores já abandonaram a plataforma, o que quer dizer que seu antivírus logo vai parar de funcionar, os mais recentes lançamentos de jogos já não são feitos para o Windows XP, e muitos dos programas atualizados (alô Photoshop) também não dão suporte a ele. Existem algumas exceções, como a Google, que anunciou um suporte continuado do Chrome ao XP até 2015. Ou seja, se você, usuário do Windows XP, ainda quer esperar pra migrar de plataforma, saiba que pelo menos o Chrome continuará sendo atualizado até 2015 (o que significa correção de falhas de segurança e outras coisas até lá), mas isso não significa, por exemplo, que o flash vai funcionar perfeitamente, ou que plugins como o Java irão trabalhar direito. Sistema obsoleto, tecnologias obsoletas, sem falar que novos hardwares já não tem mais drivers criados para serem compatíveis com o sistema.
Não é como se o seu computador fosse parar de funcionar logo após o fim do suporte, mas vai acontecendo aos poucos em conjunto com a morte da plataforma.
E agora?
Se o fim da plataforma se aproxima, mas você ainda a utiliza, há uma alternativa: migração. Não há uma receita milagrosa, migrar é uma das melhores soluções. Ou migrar para o Windows 8 (vai ser um baque muito grande, mas logo você se acostuma), ou mesmo continuar no hardware que você tem e ir para alguma distribuição do Linux (várias delas são geralmente leves e fáceis de utilizar, como o Lubuntu), que geralmente são suportadas pela comunidade por um longo tempo (essa é a maior vantagem de um sistema de código aberto: se uma empresa não dá o devido suporte, a comunidade pode fazer isso, e muito bem por sinal).
Tudo depende da configuração do seu computador, e se você acha que ele não vai aguentar um sistema mais atual, já é hora de comprar um hardware novo. E, pro caso de você ter que rodar um software específico do XP, existe o modo de compatibilidade nos sistemas novos. Só não vá ficar pra trás :)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;