Ao alto e avante o/

A arte de 'fanficar'

Nenhum comentário


Desde os primórdios, os fãs sonham com acontecimentos especiais em suas séries favoritas. Como alguns fãs sonham com Naruto chutando o traseiro de Sakura e abraçando Hinata, ou como outros sonham com Ash deixando de ser um abestado e virando treinador de verdade. Mas, são coisas praticamente impossíveis de se acontecer, ou quase.
Se a empresa responsável pelo anime/mangá/livro/jogo não realiza o fanservice, aí entra em ação o Autor de FanFic. Fanfic, pra quem é feio e não sabe as regras, é um termo em inglês, abreviação de Fan Fiction, ou, em tradução livre, uma ficção criada por fãs.
Então, basicamente, uma Fanfic é uma história criada por alguém que use o universo de alguma narrativa, mas não necessariamente faz parte do enredo oficial dela. É como se, por exemplo, eu resolvesse escrever uma história utilizando o universo e os personagens da série de livros Harry Potter. A minha história seria caracterizada como fanfic, por ser justamente uma criação de um fã. Ficou claro agora? Espero que sim, haha.
Existem milhares de sites mundo afora onde os fanfiqueiros postam suas histórias. Um exemplo de site desses é o Nyah Fanfiction, onde vários autores publicam suas fanfics, sobre várias séries/livros/etc. Muitas pessoas acreditam que as fanfics cresceram de número junto com a popularização da internet, já que a nossa rede mundial de computadores trouxe mais praticidade na hora de publicar e divulgar uma história.
É claro que traria toda uma praticidade, pois existem comunidades no Orkut, fóruns, espaços específicos em fóruns de outros assuntos e milhares de blogs com fanfics por aí. Logicamente, com a popularização do termo 'fanfic', surgiram várias subcategorias para classificar cada tipo de fic. Alguns dos tipos populares são Realidade Alternativa, onde são alterados fatos (um exemplo seria Naruto e Rock Lee lutando lado a lado contra Orochimaru, etc), Universo Alternativo quando a fic se passa num unverso totalmente diferente do criado pelo autor da série original e por fim Doujinshi, também conhecido como fanzine aqui em terras brasilis, e muito popular por sinal (descobri o termo fanzine quando ainda tinha dinheiro pra comprar a Anime Do nas bancas xD. Como ando desempregado, qualquer dinheiro poupado é bom, haha).
Particularmente gosto bastante de fanfics. A ideia de explorar um universo que já conheço utilizando outros personagens e por vezes até outros lugares, é fascinante. Posso ser considerado o que chamam de fã de universo expandido, por este mesmo motivo faço visitas semanais a alguns fóruns e sites para acompanhar algumas fanfics. Uma das minhas favoritas é sobre o universo pokémon, uma fanfic chamada Pokémon Fairy Tale, que acompanho no fórum da Pokémon Mythology,uma das melhores que já li, por sinal.
Falando de melhores, é bom ficar esperto. Há muitas fics boas, que expandem e adicionam mais ao universo em que se baseiam, mas há outras horríveis, com falta de acentuação, falta de coerência, gramática ruim, narrativa pobre, etc.
Enfim, escrever uma fic requer muito amor pela série sobre a qual se deseja escrever. Afinal, dedicar horas da sua vida escrevendo uma história com base naquele livro que leu, é algo praticamente extraordinário. É basicamente uma arte 'fanficar', mas fanficar bem!



Deixo então aqui dois links pra você que quer escrever sua fanfic ter algumas dicas do que fazer:



E lógico, se quiser um espaço para publicar a sua, tem o Nyah Fanfiction (olha a propaganda grátis), site específico para isso. No mais, se estiver escrevendo uma fic e quiser mandar para nós da redação do Sleopand, nos sentiremos muito felizes em ler e publicar uma análise por aqui também, pode mandar para roberto0697+sleo@gmail.com



Abraços e até a próxima.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;