Ao alto e avante o/

Mega Man 2

Nenhum comentário
"Capcom Mercenária", é o que nós redatores do Sleopand falamos geralmente. Não basta lançar o jogo, tem que lançar a Gold Edition, a Ultimate Edition, personagens por DLC que já estavam no disco do game, etc, etc. Mas houve um tempo em que a empresa não era (tão) mercenária. Na época, anos 80, a maioria dos jogos da Capcom para NES eram adaptações de jogos de arcade, o que será mais detalhado em um possível post de Mega Man 1 num futuro não muito distante (spoiler!).

Acontece que apesar do primeiro jogo não ter sido um sucesso estrondoso, resolveram lançar um segundo, no ano seguinte, 1988. Seguindo o estilo de plataform adventure do anterior, Mega Man 2 continuava a história e trazia algumas adições na jogabilidade, e entrou para a história como um dos mais memoráveis jogos da franquia.
Tela de seleção inicial. Fonte: Sleopand
O enredo é bem simples: após a derrota em Mega Man 1, Dr. Willy continuava vivo e mantinha planos de dominar o mundo. A única coisa que o impedia era Mega Man, e portanto, Willy criou agora 8 robôs diferentes para destruir de vez o robô azul.
Mega Man 2 marca a entrada dos passwords na série. Como os cartuchos da época eram bem limitados, a maneira de memorizar o progresso do jogador era através de combinações de números e/ou letras (no caso de Mega Man 2 eram bolinhas que posicionadas nos lugares certos formavam a tal combinação) que faziam com que os gamers continuassem de onde pararam. Também foi o primeiro game da franquia a oferecer a opção "Continue", mas ficou conhecido como um dos mais difíceis jogos de todos os tempos.
Fonte: emuparadise.me
Apesar dos gráficos serem considerados simples hoje em dia, não chegam a ser feios. A trilha sonora do jogo também chama a atenção, chegando a ser, nos dias atuais, nostálgica. A jogabilidade, é simples, porém desafiadora. Não há dash, não há a opção de carregar o buster shot e outras 'facilidades'. Os itens especiais são elementos que adicionam na jogabilidade e são habilitados após derrotar chefes específicos. Assim como acontecia com os poderes adquiridos, usar os itens especiais gastava energia. O item 1 era um elevador, pego ao derrotar o Heat Man; o 2 um jato propuslor, pego ao derrotar o Air Man; o 3 era um elevador mais sofisticado que o primeiro e levava Mega Man para cima e para baixo, conseguido após derrotar Flash Man.

O game ainda teve uma versão chamada Complete Works, que foi lançada em 1999 para o PS1, mas apenas no japão. Essa versão não mudava jogabilidade e nem gráficos, mas continha o Navi Mode, que era igual a versão original de NES mas com as músicas remixadas.

Toda a magia e nostalgia que envolvem a lembrança de Mega Man 2 são sempre levadas em conta quando se analisa o game, mas apesar de tudo, a nota que acreditamos que Mega Man 2 mereça seja um 7.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;