Isso não significa, necessariamente, que o usuário vai usar um ambiente gráfico 'feio'. Até os ambientes mais simples, como o LXDE, são personalizáveis a altos níveis. Este post contém um tutorial montado com base no do usuário Abdo do Ubuntu Forum, que está disponível aqui. A personalização recebeu carinhosamente o nome de Lubuntunity, pois é possível fazer colocar a barra lateral deixando parecido com o Unity mesmo.
Segue abaixo o tutorial com algumas imagens para facilitar a compreensão. A distribuição usada foi Lubuntu 12.04
Primeiro passo
Clique com o botão direito do mouse no painel inferior e selecione Configurações do Painel.
Aí não tem mistério, é só seguir as configurações deixadas na imagem. Eu prefiro deixar a altura em 30 pixels mesmo, senão fica muito pequeno, e Ícone a 29, pra não bater em cima do tamanho da altura. Mas, se você quiser, pode modificar à vontade. Lembre-se sempre de deixar a posição com Superior nesse primeiro painel.
Agora passemos à próxima aba: Aparência.
Pode-se personalizar a cor da fonte do jeito que quiser, é só clicar na caixinha branca ao lado de "Cor Personalizada". Ao selecionar Cor Sólida, clique na caixa ao lado para definir a cor que quiser deixar e também a opacidade. No tutorial original é recomendado deixar a Opacidade em 0, mas eu uso sempre em 122 mais ou menos, então coloque a opacidade que mais te agrada.
Após selecionar a cor preferida e a opacidade, clique em OK. |
Agora vamos para a próxima aba.
Tente deixar parecido com a imagem a cima. Uma dica é que se você clicar na opção Barra de tarefas (Lista de janelas) duas vezes, vai aparecer uma janela de opções, na qual recomendo marcar "Somente Ícones" e "Combinar múltiplas janelas de um aplicativo em um único botão".
A aba Avançado deve ficar do jeito que está.
Agora partimos para a criação do painel lateral. Clique com o botão direito do mouse no painel que você acabou de personalizar e escolha a opção Criar novo painel.
Na aba Geometria tente deixar igual a esta imagem:
Lembrando sempre que a largura e o tamanho dos ícones você pode deixar do jeito que mais te agrada. Recomendo fortemente colocar o Alinhamento como Inferior, pois fica melhor desse jeito do que deixar centralizado.
Na aba Aparência eu deixei parecido com a do último painel (Cor personalizada e opacidade do mesmo jeito), por isso vou só repetir a screen para que não se percam:
Na aba Miniaplicativos do Painel clique em adicionar e escolha: Menu, Espaçador e Barra de lançamentos de aplicativos (eu escolhi só Barra de Lançamentos de aplicativos, questão de gosto mesmo). Após adicionar dê dois cliques em Barra da lançamentos de aplicativos e abrirá uma janela na qual você escolhe quais os aplicativos que vai querer adicionar ao painel.
Adicione os aplicativos que quiser. No meu caso, adicionei a Central de Programas, dois navegadores, também o Pidgin e alguns outros programas que considero essenciais. Personalize à vontade e depois clique em Fechar.
Passamos agora para a última aba: Avançado. Nessa aba o único ajuste é marcar a opção Minimizar o painel quando não estiver em uso, assim quando colocar o mouse do lado esquerdo da tela vai aparecer a barra, e quando mover o mouse ela vai sumir para não ocupar espaço na tela.
Pronto, agora que está tudo terminado é só fechar e conferir o resultado.
Para deixar o sistema ainda mais bonito, recomendo instalar algum pacote de ícones. Tem que estar em GTK 2, e podem ser encontrados em gnome-look.org (uso e recomendo o pacote FaenzaWolfe). Adicione também seu papel de parede e seja feliz.
Abaixo duas screens da personalização, a primeira foi feita seguindo à risca o tutorial do Abdo, e disponibilizada por ele mesmo. A segunda foi seguindo o tutorial deste post, e usada por mim.
A screen do Abdo |
A minha screen, personalizada agora à pouco. |
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;