Ao alto e avante o/

O netbook de 100 dólares

Nenhum comentário

Não faz muito tempo uma tendencia chinesa apareceu no mercado: netbooks baratos. Com um hardware minimo, processadores ARM e sistemas minimalistas, eles tem por diferencial o preço. Tendo uma tela de 7" e geralmente o sistema pré-instalado sendo o Windows CE, será que compensam tanto assim? É o que veremos neste post!

No começo do ano eu queria muito comprar um tablet. A idéia de ter na palma da minha mão uma tela de 7" para poder ler livros, ver filmes, consultar apostilas e ate acessar a internet muito me agradava. Acontece que o tablet não veio e acabei ganhando um netbook do meu irmão @_crazymark. Pra mim o netbook foi e é bem melhor que o tal tablet. Em um tablet o principal é a tela, e se você risca compromete seriamente a usabilidade do eletronico. Para digitar decentemente o melhor seria uma case com teclado, o que levaria mais dinheiro ainda. Já no netbook vem um teclado QWERTY integrado, por ser um netbook, nao temos que aguentar um touch sofrivel resistivo, entre vários outros fatores.

E se falando de tablet também, uma professora minha tem um desses tablets xing-lings. O touch é tão agil, o sistema é tão rapido... Só que não. A conectividade via Wifi era limitada, o tablet também só funcionava no tapa (literalmente) e de bom mesmo só a case de couro.
Vamos para o quesito hardware: o netbook contém memória Flash de 2GB e ram de 256MB. A memória interna e expansivel por meio de pendrives e capacidade para cartão de memória de até 8GB. A bateria tem capacidade para até 3 horas no Wifi (segundo a caixa), mas se durar uma hora e até bastante (mesmo sem conexão alguma). Tem três entradas USB, uma entrada ethernet, plugs P2 para saída e entrada de aúdio também. Os alto falantes dão conta do recado, e a resolução da tela e de 800x640.

O sistema que veio junto, Windows CE, não é um grande sistema. É uma versão capada do windows de desktops, com arquitetura ARM e visual do Windows 98. Pré instalado no sistema veio o Windows Media Player 9, JET CET PDF Viewer, Foxit PDF Reader (numa versão demo!), a suite Soft Maker (criador de Textos, Planilhas, arquivos PPT), Paint, um prompt de comando na versão pocket, internet explorer, WinRAR, entre outros aplicativos.

O maior problema do netbook vem sendo geralmente o sistema: o WinCE e muito limitado e os aplicativos são escassos. Muitas vezes os aplicativos existentes pra ele nem funcionam, e o sistema nem oferece suporte a modens 3G! A conectividade do netbook então fica limitada a internet cabeada e Wifi. O acesso via internet explorer e sofrivel, então recomendo a instalação do Opera Mini para WinCE.
Por padrão tambem não é possivel colocar acentos nas palavras, mas uma rom customizada pode resolver isso.

Ha possibilidade de melhorar? Sim. Colocando um android 2.2, que ja suporta modem 3G e tem milhares de aplicativos, já é possivel melhorar consideravelmente. A instalação pode ser feita via boot no cartão de memória, já que o netbook não dá boot por USB.

No mais, não são aparelhos ruins. Eles se propõem a ser aparelhos simples que te dão acesso a internet e o minimo necessário para poder ouvir músicas e assistir videos (não do YouTube. Pelo menos não sem alguma gambiarra), e também ler PDFs. Jogos e emuladores mesmo só com algum Android da vida instalado. O aparelho cumpre o que promete com maestria, mas é sempre bom ter o carregador a mão, pois alguma hora a bateria pode te deixar na mão quando mais precisar.

Por ser um aparelho pequeno, e facíl de levar e discreto, além de leve. O design e até atraente e as teclas são gostosas de se utilizar. Por US$ 100, vale a compra. Não recomendo comprar no Brasil pois aqui muitos colocam um preço absurdo de geralmente 300 reais, e nessa faixa de preço compensa pouco pelo que oferece. Por isso, vale a pena importar. Muitas vezes e possível achar um netbook desses por menos de 90 doláres, e com Android instalado já de fabrica! Nessa faixa de preço compensa, e muito.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;