No dia de ontem (16/07), a Microsoft anunciou as principais
novidades do Office 2013, a próxima versão da tão aclamada suíte de aplicativos
de produtividade. A primeira parte do anúncio já deixa triste os usuários do
finado Windows XP e também do não tão usado Vista: o novo Office só estará
disponível para Windows 7 e 8.
O novo Office também terá uma integração com a nuvem (se
chover, adeus documentos!), interface Metro, ícones novos e suporte para
comandos de toque.
Documentos na nuvem
Um dos principais destaques do novo Office é a integração
(agora muito maior) com a nuvem. A Microsoft aproveita suas plataformas para
assim facilitar a vida de todos os usuários, que poderão começar a escrever o
documento num notebook, continuar no PC e terminar no Windows Phone ou no
tablet Surface sem muito esforço. Por padrão os documentos vão ser salvos no
SkyDrive, tendo sincronia online e offline.
A MS também aproveitou para falar que um serviço chamado
Office On Demand estará disponível aos usuários que assinarem o Office 365 Home
Premium. É a tentativa de bater o Google Docs, vamos ver se dará certo.
Nova interface
Como já esperado, o novo Office terá a interface Metro,
seguindo a tendência de todos os aplicativos do Windows 8. Como é possível
perceber nas imagens a seguir, não será tão diferente da interface do Office
2010. Após instalar o Office será aberta uma tela que oferecerá opções de
escolher o tema. Mas nada de degradês ou aquelas coisas cheias de fru fru e
perfumarias: todo o visual é composto por cores sólidas, até mesmo os ícones. A
interface dos programas possui fundo branco e uma cor de destaque de acordo com
o aplicativo: Word será azul, o PowerPoint vermelho e o Excel verde (prevejo a
volta das correntes em .ppt).
Também de olho na integração com tablets e Windows Phone, os
recursos do Office foram adaptados para funcionar melhor com telas sensíveis ao
toque. A Microsoft também adicionou o famoso gesto de pinça para dar zoom no
documento e um recurso de anotações à mão.
Aplicativos principais
O Word finalmente terá suporte nativo a leitura de arquivos
PDF, sem necessidade de plugins adicionais. Agora sim podemos matar o famoso e
pesado Adobe Reader, e também poderemos editar e salvar PDF direto do Word
mesmo. Através da sincronização com o SkyDrive, o Word poderá abrir um
documento do ponto em que você parou de editar em outro computador.
O Excel está mais inteligente: é capaz de analisar o uso e
formatar dados das células com um clique no botão. De acordo com o padrão dos
dados da planilha, o Excel pode sugerir o melhor tipo de gráfico.
O software mais amado pelas mamães que repassam corrente, o
PowerPoint, vai facilitar a inclusão de imagens hospedadas no Flickr, Facebook
e outros serviços. Usuários de mois monitores podem configurar o PowerPoint
para fazer cada tela exibir um slide diferente.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;