Ao alto e avante o/

A arte de assistir os jogos

Nenhum comentário
Não, o título do post não está errado. Antes, todo mundo que jogava sentia um prazer imenso em pegar algum game no Super Nintendo, ou no Mega Drive ou em algum Arcade da vida e jogar, jogar, jogar até raiar um dia novo.
Hoje, esse cenário não é mais o mesmo, infelizmente.

E quando isso começou a acontecer? Talvez poucas pessoas saibam, ou talvez ninguém saiba ao certo. Mas do que se lembra é que já nos primeiros consoles essa de assistir cenas já existia. Talvez com pouca frequência, por causa das limitações gráficas e de hardware. Os gráficos chegavam a serem bonitos, e os jogos eram simples e divertidos.

Mario e Sonic que o digam, pois ficaram eternizados desde as mais longíquas eras dos games. Antes do Sonic, Alex Kidd concorria com o encanador bigodudo.

Aí, muita coisa mudou: Surgiram os consoles utilizando-se dos gráficos 3D (ou texturas, como queiram chamar). PlayStation saiu pra abalar as coisas, Nintendo 64 e outros também. Quem aí não se lembra do clássico Ocarina do Tempo? Você ainda jogava uma boa parte do jogo, mas mesmo assim ele era composto de cenas.

De uns tempos pra cá, isso tem se tornado de praxe: jogo novo lançado = filme novo lançado.
Não é ideia de louco apocalíptico, mas quando tempo você passa jogando um jogo ou assistindo às cenas que nele existem?  O próprio Devil May Cry 4 começa com ceninhas bonitinhas e etc e tal. 
Não é chamando os jogos de ruins, principalmente porque até eu gosto de caçar demônios lá no Devil May Cry, mas está se esgotando aquela fórmula de jogar os jogos apenas por diversão.


Olha lá os jogos da Marvel vs alguma coisa, a história é simples pra dedéu: alguém quer destruir o mundo, vá lá, meta porrada em todo mundo e seu planeta será salvo. É uma história daquelas de arrasar quarteirão? Nop. Mas se você fosse jogar Marvel vs Capcom, dificilmente sairia da frente da tela até zerar aquela bagaça ou começar a apanhar terrivelmente. Não tem cutscenes, não tem filminho, só pancadaria e diversão, você realmente JOGA o jogo, e não fica assistindo.

E como escapar disso? Muitas vezes, só mesmo em algum jogo online ou nos modos de multi jogador, quem sabe. E essa moda de muitas vezes assistir o game, chega a enjoar. Torna massante zerar um game, torna chato. Como já ouvi uma vez, uma frase que resume tudo:"Antigamente, eu jogava com meus amigos até virar  a noite jogando ou até a fonte esquentar. Hoje, a gente mal joga duas ou três horas e troca o jogo".

E o porque de continuarmos apenas assistindo os jogos? Estamos tentando descobrir (:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;