Ao alto e avante o/

[Artigo] A nova Saga Eterna: Pokémon

Nenhum comentário
Originalmente postada por este aqui mesmo na Master Maker.


The Legend Of Zelda, Super Mario, Metroid. Sagas praticamente eternas, e os fãs de consoles da nintendo sabem do que falo. Super Mario nunca morre, sempre tem uma ou outra aventura dele por aí. Zelda é uma saga que a cada nova geração de consoles fica ainda mais bonita de se ver e jogar. Nem preciso falar de Metroid, com a poderosa e corajosa Samus que vem conquistando um grande público há tempos.

Mas, ultimamente uma série vem tomando conta de notícias, debates, e chamando mais fãs. Para alguns, está 'entrando na moda' novamente. Para alguns isso é ruim: novos fãs alucinados aos montes, ávidos por aprender e que sabem pouca coisa. São os fãs chamados de 'noobs', que deixam os veteranos sem sono por causa de dúvidas que até os veteranos já tiveram no começo de carreira.
Sabe que série é essa? É a famosa franquia Pokémon!

Amada por uns, odiada por outros, é uma franquia de jogos que vem arrebatando desde Pokémon Red, com aqueles gráficos que eram simples, mas uma jogabilidade e mecânica de jogo que mudaram tudo que tínhamos visto até então.



Pokémon Red, sucesso de vendas
!


O tempo foi passando e os jogos evoluindo. Até foi criado um anime (e também um mangá) sobre os jogos! Após essa criação, foi criado Pokémon Yellow, onde o personagem principal do jogo vinha sempre andando com um Pikachu, maldito Pikachu!

Não vou me aprofundar nos jogos em si, falando das peculiaridades de cada um. Só vou lembrar que até o momento já existe a Quinta Geração, e além dos RPGs principais, existem versões para Nintendo 64, Game Cube e acho que também vem uma pra Wii por aí. Fora os Pokémon TCG que foram lançados pra GBC, GBA, Pokémon Pinball, Pokémon Rescue Ranger, Pokémon Ranger.
São tantos jogos que dá pra se perder! Sem falar nas cartas lançadas oficialmente (e algumas versões não oficialmente) para jogar com seus amigos. 

E agora, com o lançamento de Black e White, pokémon vem renovando sua alma. 

Mas, por que capturar bichinhos (tá bom, Charizard, Snorlax e outros não são apenas bichinhos) e carregá-los consigo é tão bom assim? Por quais raios pokémon se tornou tão popular? Qual o segredo de a cada dia mais e mais fãs surgirem? Há várias explicações.

A primeira:
O Enredo não tão profundo.

Venhamos e convenhamos, muitos jogos não tem um enredo profundo, tocante, que tem algo a passar. Geralmente alguns games de aventura tem enredo, e praticamente todos os rpgs tem. Aliás, RPG é um gênero que se popularizou justamente pela história: você ter um objetivo, aprender poderes para batalhar, montar estratégias até arrancar o último ponto de energia dos seus malvados inimigos (muita gente odeia RPG por ser demorado terminar, mas, é o mundo...), e não apenas sair por aí quebrando a cara de meia dúzia de indivíduos que aparecem cheios de clones em todas as fases só por que eles estão poluindo o planeta/sequestrando uma gatinha. 
E em pokémon o enredo é tão raso quanto uma colher de chá: você quer ser o mestre pokémon, o treinador mais forte do mundo inteiro (!) e ainda aparece um time cheio de vilões durante sua jornada, só pra te atrapalhar, e você ainda tem que vencer eles. 

Essa falta de compromisso com o enredo, faz com que você treine para ter os pokémons mais fortes,fazer eles virarem tops simplesmente pelo prazer de fazer isso. Você não é obrigado a derrotar os oito líderes de ginásio, a passar pelas quests que o jogo proporciona, para ter um time bem treinado (se bem que, precisa de certas insígnias para que pokémons de determinado nível te obedeçam.)


A mecânica:



O Glitch do Mew. Pokémon que sempre fez treinadores arrancarem os cabelos por não conseguirem pegá-lo 'legalmente'



Logo de cara, você percebe que ter apenas um pokémon no seu time não vai fazer você vencer o jogo inteiro. Você tem que treinar outros, ter vários, para ter uma estratégia que te faça vencer. As lutas não são muito dinâmicas, mas a mecânica do jogo em si renova. Em qual jogo você poderia capturar seu adversário? Em qual jogo você capturaria um monstro, e mais a frente capturar um igualzinho e ainda mais forte? 
Sem falar que depois de tudo, nas evoluções que a franquia ganhou, o sistema de treinamento mudou, permitindo a você modificar ainda quanto um pokémon teria em pontos de atributo no final, sendo assim, você poderia customizar seu time montando pokémons para ataque, para velocidade, para recuperar o time e ainda para defesa.

Fora que no começo, 150 bichos diferentes pra você capturar, treinar, evoluir... E os golpes? A cada nova geração, você ganhava novas opções de golpe, podendo montar um set de até quatro golpes para o seu pokémon, fazendo com que ele fosse completamente destrutivo de uma vez, ou ele ir causando danos aos poucos no inimigo... ou tudo ao mesmo tempo!

Outro lance legal, foram as HMs, movimentos que se seu pokémon aprendesse, ele não poderia esquecer por raio nenhum, e você, obrigatoriamente, captura um pokémon só pra ter esses HMs, para não atrapalhar no seu time/estratégia. E os itens, que se bem usados podem causar uma vantagem enorme sobre o rival.

A diversão:

Como nunca um jogo só foi lançado por geração, você obrigatoriamente tinha que trocar pokémons com seu amigo/inimigo/rival/sejá lá quem for, para ter todos os pokémons na sua poké dex, e ele também tinha que fazer isso. Sem falar nos lendários, alguns que só podiam ser pegos através de eventos, aumentando assim o valor sentimental desses bichos exclusivos, e aumentando a moral de quem tivesse eles! Negociar um lendário por um pokémon que você goste, se tornou até rotina para alguns treinadores.

E, com as trocas, uma coisa a mais tinha que vir: as batalhas multijogador. Você conectar seu video game no do colega para batalhar levava as coisas a outro nível. Ter de treinar seus monstrinhos até o nível máximo, bolar move sets, estratégias com itens, tudo para vencer do seu rival, dava um novo uso ao jogo. Isso fez com que vários campeonatos fossem feitos (principalmente fora do Brasil) para decidir o Mestre nacional, ou regional, ou estadual... 
Querendo ou não, aumenta a vida útil do cartucho/rom para longos meses e até anos, até que seja lançada uma nova geração, e você passe por todo aquele ritual de descobrir os pokémons novos, o novo estilo de treinamento, os itens, passar pelos rivais, tentar capturar os pokémons denominados Shiny...


Por vários outros motivos, Pokémon se tornou uma franquia inesquecível, e que até hoje traz fãs. Mesmo com as novas gerações, cheias de fru frus, ainda lê-se de muita gente que sente aquela nostalgia e volta para jogar os clássicos da primeira ou segunda geração. E gente que joga pokémon apenas pra passar o tempo, ou se divertir.
E também não devemos esquecer que os próprios fãs são grandes responsáveis pelo sucesso da franquia. Pois, pelo intervalo que a Nintendo dá entre os lançamentos, vários fãs lançam fan games e hack roms, que, querendo ou não, renovam ainda mais a vontade de jogar a cada dia.
E sem falar no anime/mangá/filmes que também atraem fãs, pelo simples fato de mostrar o mundo pokémon como ele é: cheio de aventuras e surpresas.


E é assim, com simplicidade e complexidade ao mesmo tempo, que pokémon é um ótimo jogo/anime.

Aqui no final deixo a minha opinião de fã: Podem existir jogos com gráficos maravilhosos, mas sem dúvida, eles nem chegam aos pés de Pokémon. Nenhum jogo mais propicia aquela felicidade de capturar seu adversário, treinar, evoluir durante a jornada. Nada dá mais prazer do que fazer isso: jogar pelo simples prazer de jogar!

E é por isso, que pokémon se tornou uma nova Saga Eterna, sendo mais uma que vai para o Hall das séries que nunca vão terminar. Pois, além de render muito dinheiro, pokémon até hoje traz diversão, lembranças e conhecimentos!


E você, qual a sua experiência com Pokémon? O que acha dos jogos, do anime? Diga nos comentários? A gente aprecia sua opinião. Tanto de treinador, como coordenador ou simples entusiasta que joga por prazer de jogar ^__^




Atenciosamente,
Roberto Dash.
Diretamente e exclusivamente para Master Maker e Sleopand (;

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;