Ao alto e avante o/

É hora da guerra!

Nenhum comentário
Há! Piadinha tosca, viu. Ainda bato no FDM que tá mandando as pautas pra mim ¬¬

Que os MMOs tem se tornado preferência de alguns jogadores nos computadores, não é novidade. Claro, eles sempre foram preferência, principalmente os que não precisam de gráficos e internet tão veloz, como é o Crazy Tao.


Mas, é claro, sempre tem jogadores que querem emoção, estratégia, guerra brutal! E é sobre isso (ou quase) que trata um jogo do qual venho falar neste post: Tribal Wars. Mais à frente, vou estudar e colocar aqui mais jogos no estilo, para que todos possam ter várias opções (;

O já veterano, Tribal Wars.

Lançado em 2003, inicialmente na Alemanha, Tribal Wars se popularizou no mundo inteiro, sendo disponível em praticamente todos os idiomas existentes, e com vários servidores espalhados pelo mundo. Há ainda o servidor Tribalwars.net, que é global, e como o nome diz, agrega jogadores do mundo inteiro.
É um dos melhores jogos de estratégia em tempo real do mundo, e, realmente, apesar dos gráficos simples e da mecânica do jogo, é muito emocionante jogar Tribal Wars.

E o que é esse Tribal Wars?


Basicamente, é um jogo onde você começa como senhor de uma aldeia, e deve evoluir as construções existentes nela e criar tropas para que possa expandir seus domínios pelo mundo inteiro!


Seria simples, não fosse a vasta gama de unidades (nem tão vasta assim, ok?) e estratégias que você pode ter.
Sua aldeia começa com 126 pontos, e você vai evoluindo aos poucos. Só vou lembrar que essa evolução é no estilo Age Of Empires: você precisa, obrigatoriamente, dos recursos.
São eles: madeira, argila e ferro. Existe uma produção de recursos por hora, e essa quantidade de recursos feitos por hora pode ser aumentada, se você evoluir as fontes de recurso (:
Aí é que as dificuldades começam a aparecer:
Para que você possa evoluir os demais edifícios, sempre precisará ter dois edifícios bem evoluídos: Fazenda, que cuida da sua população, e Armazém. E não só eles, mas também as próprias fontes de recurso. Há vários edifícios para serem feitos, e cada uma das unidades tem um requisito para poder ser feita. Um exemplo é o Paladino, a unidade mais poderosa do jogo, e cada jogador pode ter apenas um: para nomear o Paladino, você precisa ter a estátua no nível 1, mas para ter a estátua você precisa ter o quartel no nível 1, e por aí vai...

Também há a unidade mais importante do jogo: O Nobre! Ele é a unidade mais importante e mais cara do jogo, pois você precisa dele para conquistar outras aldeias (ou "Noblar", na linguagem dos jogadores ^^).
Tribal Wars é dividido por mundos, cada um com suas características próprias, o que torna o jogo ainda melhor. No servidor brasileiro existem cerca de 35 mundos. Seu objetivo aqui é dominar o máximo de aldeias possível, e assim dominar o mundo em que está jogando. Se um jogador, ou uma tribo, dominar cerca de 80% do mundo, ele praticamente estará acabado.

Perae, Tribo? O que raios é isso?

Ora essa... Como eu me esqueci...
Como em todo jogo de estratégia online, você não vai vencer todas as suas guerras sozinho. Aliás, nem Chuck Norris venceria tudo sozinho!
Para isso existe a Tribo, que nada mais é do que uma espécie de Clã, uma Aliança, que reúne vários jogadores em prol de um objetivo em comum. Uma parte bem explorada no sistema de Tribos, é a diplomacia. Você pode ter aliados, PNA (Pacto de Não Agressão) e inimigos.
Cada tribo pode ser identificada pelo nome, e também por uma tag, de até seis caracteres, e isso faz surgir as famílias de tribos: Tribos com o mesmo nome e que usam da mesma tag. Um bom exemplo é a ST, do mundo 28, dividida em ST (principal), ST|85, ST|73, ST|DK, entre outras tribos.
Uma das partes legais da Tribo é o fórum interno. Sim, cada tribo tem um fórum interno, com abas e tudo mais! Além disso, há os níveis de permissão, dando a você a possibilidade de criar uma aba que seja vista só por moderadores, uma aba que seja vista só pelos seus generais e por aí vai.
Essa duas classificações ficam lá nas permissões, painel que só o fundador e os administradores da tribo podem ter acesso. As duas marcações são: Pode ver fórum oculto e Membro confiável.
Você pode atribuir as duas ou uma só, do jeito que você quiser. Assim, você cria um fórum apenas para membros confiáveis, e um fórum oculto que só pode ser visto pelos que tem essa permissão especial de ver os fóruns ocultos. Legal ou não?

Nas últimas atualizações, foi implantado o sistema de reservas, onde você vai lá e reserva uma aldeia no seu nome. Assim, se você for conquistá-la e ela estiver reservada, não haverá problemas de outros membros da sua tribo, ou de tribos aliadas se o sistema for compartilhado, atacarem a mesma aldeia que você.  O sistema de reservas conta com um limite de duração da reserva, que é estabelecido pelos administradores da tribo, e o limite de duração pode ser alterado a qualquer momento (:

Durante todos estes anos de vida, Tribal Wars ganhou muitas atualizações. A última foi a versão 7.0. No Brasil, essa atualização começou com os mundos 33 e 34. Uma atualização que mudou os gráficos, várias funções e facilitou demais o trabalho dos jogadores.

Viu como falamos muito já do Tribal Wars? Tem mais ainda: Premium.

O jogo em si é gratuito, mas, como todo MMO que se preze (ou não, rsrsrs), há a chamada Conta Premium. Você paga para ter certos pontos premium, que te dão vantagens extras! Uma delas é adicionar várias ordens de construção no edifício principal (pois a limitação normal deixa você adicionar apenas duas de construção e duas de demolição). Você também pode pesquisar várias tecnologias/armas ao mesmo tempo no ferreiro, se tiver a conta premium; pode ver quem da sua lista de amigos está online/offline, facilitando muito na hora de comunicar...
E outra grande sacada da conta premium, é uma coisa que surgiu há algum tempo: Scripts!
Você pode ter uma barra de acesso rápido com scripts que facilitam muito a sua vida. Funções que permitem a você recrutar muitas unidades com apenas alguns cliques. Você pode cunhar as moedas de ouro (necessárias para fazer nobres) com os recursos de todas as aldeias em uma única página e com poucos cliques, selecionando até quanto de cada recurso você vai deixar sobrar nas aldeias, para não ficar sem eles!
Deu pra sentir a pressão? É isso que faz vários refletirem sobre jogar com uma conta simples ou com uma conta premium.


Atualizações, atualizações e atualizações!



Como parte das últimas atualizações, surgiu o sistema de medalhas no jogo. Os famosos Achivements (não sei se é assim que se escreve :S), existentes em vários dos jogos que tem modo de MultiPlayer atualmente!


As medalhas são destravadas conforme seu desempenho no jogo e ficam visíveis no seu perfil. Assim, você pode ser exibido e causar muito mais terror nos inimigos, dependendo das suas medalhas.
Dentre essas medalhas, estão as medalhas de Defensor do Dia e Atacante do Dia, que você ganha uma vez dependendo do seu desempenho nesse dia e então pode ir ganhando mais e mais vezes essa medalha, e ela nunca sai do seu perfil. Já imaginou sua moral tendo umas dez medalhas de atacante do dia? Pois é, muita gente pensaria várias vezes antes de mexer com você, a suprema autoridade de seu império!
Devo lembrar que tem uma medalha que é muito inútil, que depende do número de amigos na sua lista. Além de inútil, ela pode lhe causar problemas de estratégia durante o jogo.

Uma atualização muito legal que existiu há alguns meses foi o Acampamento Militar, que podia ser feito com moedas de ouro doadas pelos membros da tribo, e abrigava tropas que você podia mandar para lá. O Acampamento Militar permitia ao administrador, ou administradores, da tribo arrasar várias e várias aldeias e ainda conquistá-las, isso usando tropas da própria tribo em massa. Enquanto que você tinha um limite de população de 24.000 pessoas na fazenda, no Acampamento Militar você podia ter cerca de 2000 mil unidades de bárbaros, e várias outras quantidades de unidades de ataque e/ou defesa.
Infelizmente, os administradores do jogo o tiraram aqui no Tribal Wars Brasil, dizendo que o servidor não tinha capacidade suficiente para aguentar o Acampamento Militar, e ele foi cruelmente removido do jogo. Isso causou vários estragos a algumas tribos que o usavam em excesso nas estratégias. Foi, sem sombra de dúvida, um golpe violento no estômago das tribos que usavam.

Eu quero jogar. Eu quero, eu quero, eu quero, eu quero, eu quero... *--*

Tribal Wars, no Brasil, tem o endereço Tribalwars.com.br
Você ainda pode ficar por dentro das novidades seguindo a equipe Tribal Wars BR no Twitter, vendo o fórum do Tribal Wars e há um blog/jornal online aqui do Tribal Wars. Há até mesmo uma wiki própria do jogo, com várias informações úteis e ferramentas, chegando até mesmo a ter mapas!

Tem também a barra de ferramentas do jogo, disponível para Firefox e Internet Explorer (usuários do Chrome e do Opera ficaram FOREVER ALONE agora :/). Tem ainda um site chamado Tribal Wars Maps, onde você vê os mapas dos mundos, integralmente. Há sites para converter e publicar relatórios (jogadores com contas gratuitas tem um limite de cinco relatórios publicados, por isso usam ferramentas extras para relatórios), e um site chamado TW Stats, que conta com planeamento de guerras, estatísticas, histórico dos jogadores, das tribos, entre muitas outras coisas que o site oferece, gratuitamente!


É um ótimo jogo, recomendadíssimo! Se você quiser mais informações básicas, pode ver todas elas na página na Wikipédia, usando este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribal_Wars

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;