Em um passado não tão distante, os games caseiros eram fracos, mal feitos e com enredos extremamente ruins (isso quando existiam). Mas, parece que esse 'mercado', por assim dizer, está evoluindo, junto com seus produtores.
Não é incomum hoje você encontrar vários jogos grátis para baixar, jogar na internet, jogar no seu celular. As empresas de criação de games não competem apenas entre si mais, e sim competem com os criadores de games caseiros (ou amadores, como queiram). Apesar de todo aquele #mimimi, se pessoas se esforçarem muito, são capazes de criar um bom jogo, sem estarem numa empresa multinacionalultrahiperfodônica.
Voltando ao primeiro assunto, a maioria desses jogos grátis são produtos de empresas independentes, e outra grande parte também é de desenvolvedores amadores, ou grupos de amadores que se juntam nas chamadas equipes.
Há dois anos, eu pensava que esse cenário se refletia apenas a um cenário chamado RPG Maker, onde muitos desenvolvedores (makers) se unem e formam equipes para criar jogos. Nomes sofisticados são dados às equipes, e logos maravilhosas são feitas, mas são apenas desenvolvedores de jogos 'amadores'. Há casos também em que um simples jogo de RPG Maker supera enredos tão densos de jogos famosos, entre outras coisas. O ponto principal aqui é diversão.
Outro ponto a ser falado são as Hack Roms, que não se restringem apenas às roms de Pokémon (apesar de existir um ENORME enfoque nessa parte das Hacks). Desse lado saem desde simples alterações em um jogo pra deixar ele mais fácil, até uma alteração enorme que toma gráficos, história, sistemas e outras coisas que deixam o jogo como se fosse uma nova versão, e não apenas uma Hack Rom (tenho que falar de Pokémon Light Platinum, que pra mim foi uma revolução em Hack Roms, e Pokémon Ruby Destiny Reign of Legends). No caso das Hacks, muitas vezes apenas um desenvolvedor pega material já existente (e também cria uma boa parte desse material), e vai alterando a rom original para uma coisa totalmente nova e sua (aproveitando a rom original só por ter um sistema já pronto, que pode ser customizado, ao invés de ter o trabalho de escrever os scripts do zero), que vira (às vezes) algo excepcional.
Não vou abordar todas as opções desse imenso mercado, que vão desde simples linhas de código em Basic (sério?) até Java, Flash e outras coisas. Mas, ano a ano, as comunidades de desenvolvedores independentes aumentam, nascem, se renovam. Novos programas são lançados, comprados, usados para a criação desses games.
Existem pessoas que pensam que isso seja apenas uma perda de tempo. Outros já acham que é a preparação para o mercado. Não são raros os casos de pessoas que foram contratadas por grandes empresas (ou fundaram empresas próprias) após criar alguns games.
Também num futuro não tão distante, seres humanos tinham pouco interesse nesse mercado, e quando criavam seus games usavam cosias prontas (praticamente todas). Hoje, vários dos criadores fazem seus próprios recursos gráficos, scripts/eventos/sistemas/whatever, músicas (nem sempre), efeitos sonoros e outras coisas. Foi a própria necessidade de fazer algo original, que as pessoas aprovassem.
Não demorará para vermos as empresas competindo com desenvolvedores de alto nível que trabalham independentemente, por prazer. Poderíamos considerar uma evolução? Sim. Isso aumenta o número de títulos disponíveis para os consumidores, e aumenta a concorrência, que por si só já faz com que os desenvolvedores trabalhem para fazer mais e melhor nos jogos.
E agora, eu deixo meus sinceros votos para que esse 'mercado' continue evoluindo assim, para que os games caseiros/homebrews/indie/whatever continuem seguindo o caminho da evolução e diversão (:
Abraços.
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