Não é raro encontrar relatos e mais relatos de revolta contra a Microsoft pela sua dominância nos sistemas operacionais (e suas falhas). Mas, esse é um cenário que vem mudando, sutilmente, mas vem mudando.
A força da... capacidade de pensar!
Um certo estudante pensou, até desenvolver um Linux. O tempo foi passando e o ramo da informática foi amadurecendo por si só. Várias opções surgiram, desde computadores parrudos, até Netbooks e Smartphones (ah sim, e os Tablets...). Antes, a pessoa se acostumava com Windows aqui, Windows ali, e os outros sistemas ficavam de lado, usados apenas por "Geeks".
Só que a população mundial evolui. Mesmo não querendo, eles trocam o Windows diariamente por outros sistemas. É a capacidade de pensar das pessoas, que agora abre a mente delas para aprender novas coisas, ter novas experiências, e o que leva até outros sistemas.
É, as coisas mudam.
Com a explosão dos Smartphones, computadores e whatevers da vida, o ser humano passou a aprender, necessariamente, a usar todos os sistemas operacionais disponíveis no mercado. Muitos usuários de Windows nunca aprendiam Linux por 'falta de tempo e vontade'. Hoje não, com lançamentos e mais lançamentos e o mercado ávido por novidades, você aprende tudo novamente todos os dias (e se acostuma com isso, por vontade própria ou não).
Leva usuários a se perguntarem: meu computador tá com o desempenho que eu queria? Eu preciso mesmo do Windows? Eu vou aprender outra coisa.
E aí começam as compras massivas de computadores com Linux, compras de Macs e lá vai coisa. E isso não seria possível sem os Smartphones.
Concorrência, um dia funciona.
Todo mundo odiava a Microsoft no ramo empresarial de sistemas operacionais. Tudo era e muitas vezes é pro Windows. Ninguém desafiava 'os caras'.
Até que os aparelhos portáteis foram lançados. Primeiro na revolução de verdade veio o Android (um Linux para celular :D), aí já tinha o iOS do iPhone, e outras coisas... Essa concorrência gerou um conhecimento desnecessário, que acabou se refletindo nos computadores parrudos. Usuários de sistemas pararam de fazer artigos de conscientização e notaram que agora os sistemas alternativos (alternativos devido ao Windows ¬¬) recebem novos usuários, que se adaptam rapidamente.
Aí entra a Microsoft com Windows Vista (muito criticado, mas agora eu uso ele :P), e Windows 7 (parece ter sido bem aceito), de uma maneira que foi preciso aprender algumas coisas novas.
Essas evoluções operacionais exigem um computador super potente (que, pelo menos pros brasileiros, são caros demais). Aí, na hora do computador novo, o ser humano olha para... a concorrência. O Linux (e não só ele), começou a atrair desenvolvedores, usuários comuns, usuários avançados e todo tipo de gente.
Ainda há como rebater os xiitas que acham que o Windows é único. Se eles olharem os Smartphones, qual sistema está começando a ganhar peso? Quais os sistemas dominantes? Que eu saiba, no páreo agora estão Apple, Google e RIM como principais concorrentes.
A Apple e seu sistema 'fechado' (que acho ótimo), Google e seu Android (que é adotado por muitas fabricantes de Smartphones, e a RIM com seu poderoso e seguro BlackBerry.
E a Nokia? E a Microsoft?
Nokia e Microsoft 'ficaram para trás'. A Microsoft sempre esteve, nesse tipo de mercado, mas a Nokia não. A Nokia só perdeu espaço devido a seu sistema não estar agradando mais (claro, e como o simplista Symbian iria agradar para sempre depois do Android?).
E como falei, isso se reflete nos computadores. Já tem gente pensando em usar o Linux no próprio micro, por causa do celular. "Se meu Smartphone é seguro, funcional e tem um bom desempenho com o Linux, será que meu pc teria essa mesma experiência?"
Pergunta que vem se tornando comum. É a nova era, e a concorrência começa a realmente ficar boa no mercado dos computadores parrudos, notebooks e whatevers.
E, pelo jeito, a Microsoft começa a perder espaço. (O sonho dos profetas apocalípticos se realizando...)
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;