Ao alto e avante o/

Afinal, o Ouya pode dar certo?

Nenhum comentário

Milhares de sites noticiaram sobre o Ouya, milhares de podcasts tendo o console que rodará Android como tema foram ao ar, e mais ainda, muitas pessoas duvidaram da possibilidade do Ouya dar certo quando finalmente for lançado.
O primeiro motivo é que o console promete rodar Android e ser revolucionário, com altas modificações na interface do sistema (o que não é difícil) e um ótimo ambiente online, mas os analistas duvidam muito que isso dê certo. O segundo motivo é basicamente o principal: jogos e publico. Venhamos e convenhamos, apesar dos nível de vários jogos do Android estar muito alto, nem de longe pode ser comparado com um dos consoles da geração atual (talvez com os portáteis, mas isso com muito esforço ainda!).
Ouya na sua versão comum (à esquerda) e sua versão especial (à direita)
Algum de vocês já ouviu falar do Zeebo? Foi o primeiro console genuinamente brasileiro e uma ideia da TecToy, que na verdade parecia revolucionária. O hardware do Zeebo era praticamente o de um celular, e a conexão com a internet era feita via 3G (que no Brasil é MEDÍOCRE). O ambiente online servia mais para a compra de jogos (que era feita através dos Zeebo Points) e rankeamento, sendo multiplayer praticamente inexistente. Alguns anos depois o projeto foi descontinuado, mas o nosso objetivo nao é tratar do Zeebo, e sim do Ouya.  Enfim, alguns pessimistas temem que o Ouya seja um novo Zeebo. "Mas e se for? Pelo menos eu vou ter um console pra rodar meus emuladores" Amigão, mas daí você pode comprar o Cybergame da Dynacom que faz praticamente a mesma coisa e ainda roda seus vídeos e musicas, além do fato dele ser relativamente barato (150 ~ 200 R$), não é mesmo?

A empresa, de mesmo nome do console Ouya, foi fundada e é administrada por especialistas na indústria dos jogos (pois contém até mesmo ex-funcionários do IGN), falam por aá que os designers que projetaram o Ouya são mestres no que fazem e tudo mais. Anunciaram que o video game teria suporte ao Onlive para streaming de games. Okay, agora ele vai rodar jogos por streaming, e fica claro que os brasileiros por enquanto não são publico alvo, pois pra desfrutar bem do Onlive é necessário, além de uma conexão boa, uma latência baixíssima, o que está um pouco longe da nossa realidade.
FF III, um dos jogos já confirmados para o Ouya
A Square Enix disse que vai lançar jogos para o Ouya, e o Final Fantasy 3 já foi confirmado, o que é muito bom. Notch disse que o console vai rodar o Minecraft, mas não a versão que foi lancada na XBLA, que já foi suficientemente capada. Talvez rode a versão de Android, que está longe de ser alguma coisa digna de boas notas (e de qualquer nota positiva, diga-se de passagem). Para os otimistas já é algo bom, para os pessimistas é pouca coisa.
Alguns apontam que o console poderá ser ótimo para os Indies, pois a Google Play (loja do Android) nao tem aquela burocracia enorme para publicacao de jogos como tem a XBLA, a PSN e a Steam. Mas até aí eu posso lembrar do portátil que foi anunciado há algum tempo e que seria exclusivamente feito para Indies e de que nunca mais se teve noticias...

Para terminar este post, devo deixar a minha opinião. Acredito que o Ouya possa sim dar certo, mas não como console hardcore. Vamos levar em conta seu sistema, o Android. Desenvolver para Android não é algo custoso e demorado, e por isso vemos vários jogos por ai, e muitos com jogabilidades e estilos diferentes do habitual.

Enquanto em consoles como o XBOX as franquias mais conhecidas e que tem espaço e mais vendem, num Ouya da vida teriam destaques os jogos mais criativos e inovadores, e mesmo os desenvolvedores poderiam arriscar mais, sabendo que gastariam pouco e com o investimento em propaganda teriam retorno mais que certo. Além de que, o Android é um sistema inteiramente social, e os jogos do Ouya poderiam se aproveitar disso o máximo possivel, e como o sistema é o mesmo de smartphones e tablets, seria legal que aproveitassem a possibilidade de um multiplayer entre o celular/tablet e o console de mesa, uma integração que muita gente busca hoje em dia. Se o Ouya apostar nisso talvez de certo, e, como sou otimista, quando tiver a grana disponivel certamente que comprarei um.

E você, caro leitor. Qual a sua opinião? Acha que o Ouya pode dar certo ou vai ser um grandississimo de um fracasso? Deixe sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;