Ao alto e avante o/

MMO, eu escolho você!

Nenhum comentário
Com a chega de Pokémon Black/White, a franquia tenta começar do zero, mas tem uma ideia que nunca some da cabeça dos fãs...



A partir do momento que a geração Advance apareceu, os fãs começaram a ver a franquia com novos olhos e novas possibilidades. Sem dúvida, a própria Big N também viu novas possibilidades, que foram, posteriormente, aproveitadas na geração de número 4, que apareceu no Nintendo DS.

A maior delas foi o Wi-Fi, que, pode ser usado para você trocar os Friend Codes com os amigos e batalhar à distância, trocar os bichinhos treinados e lá vai coisa. Com o Wi-Fi, continuaram as esperanças de um MMORPG da Franquia, coisa que, como vamos ver, não sairá tão cedo e, se sair algum dia, poderá não dar tão certo.

Sonho dos jogadores


O primeiro passo para o erro: O conceito do jogo.

Pokémon sempre foi assim: vença ginásios, evolua, alcance seus objetivos e vença a Elite 4. Todos os jogos com extras que tornavam-os mais atrativos ainda após 'fechar' o jogo, como eventos para pegar pokémons extras, entre outros.
A graça de Pokémon está aí, mas tem outra diversão: batalhar.

"Ah, mas se o jogo tem como objetivo depois aproveitar a vida útil do cartucho nas batalhas, então pra que o conceito não daria certo?"
É que Pokémon foi sempre Single Player. Num universo online, você não teria tempo para treinar seus pokémons livremente e por onde desse na telha. A bagunça generalizada faria com que surgissem os sacanas que destroçam novatos e então dá-lhe críticas.
Além de que, faltaria organização.


O segundo passo: a Big N.

Game Freak e Big N, amigos, se preocupam com os consoles. Todos sabem que os computadores não são o campo preferido (e nem alvo), da Franquia Pokémon, e por isso, tanto a Big N, como fabricante de Hardware, como a Game Freak, sendo a responsável pelos bichos, sairiam perdendo.


O terceiro passo: a má imagem que o jogo passaria.

Se estamos acostumados a ler um pouco que no Japão, na China, onde Judas perdeu as botas, e em outros lugares, pessoas morrem diariamente por jogar World Of Warcraft e/ou outros MMORPGs frenéticamente, o que aconteceria com Pokémon, então?
A imagem que o jogo passa, é que é divertido, foi feito para se jogar com amigos também, mas não é para se matar de tanto jogar essa coisa! Jogadores morrendo por uparem demais seus Charizards, gerariam uma publicidade negativa tremenda para a Franquia.
Além de existirem os chats. Como o público seria muito novo também, os chats teriam de ser banidos para evitar palavras de baixo calão, entre outras coisas.

O quarto passo: já existe.

"Wh... What? O_O"
Lembra do Wi-fi?  Trocar os bichos no GTS, batalhar e fazer campeonatos usando os Friend Codes para campeonatos online. Então, o MMO de Pokémon praticamente existe. Ele não segue a ideia de todos os MMOs, que é só jogar online, ter chats cheios de propagandas e brigas com xingamentos, jogadores ali só upando pra mostrar que são os melhores em LVL.
Pokémon valoriza o lado competitivo da coisa, o famoso Player VS Player, que, é o que todos mais querem num jogo online da Franquia, e não percebem que já estão com isso em mãos.


Agora um problema: e quem não tem console?

Nos computadores, existem várias tentativas de se fazer um jogo online da franquia. Elas vão desde simuladores, até jogos completos. Exemplos de simuladores são Shoddy Battle e Netbattle, que são muito usados, pois basta você chegar ali, montar um time com alguns cliques e muita atenção e pode ir para as batalhas.
Há também projetos brasileiros. Muitos desses projetos ficaram pelo caminho, e outros deram certo.
Pokémon World Online

Há projetos gringos, e inclusive um pokémon online de navegador chamado Pokémon Vortex.

Talvez, um projeto focado apenas no console Wii e que traga Pokémon num universo online, possa estar longe de chegar às lojas ou ao conhecimento do grande público. Pode ser que pelos motivos apresentados aqui, e também por outros motivos que não falamos, mas que podem atrapalhar.

O jeito é sentar, treinar e esperar pra ver (:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário (;