Remakes, Remakes, Remakes e Fan Games. São algumas das maravilhas do mundo de Pokémon, tanto nos consoles quanto nas Roms deles (:
Que existem várias Hack Roms, todos sabem. Agora, um game de Pokémon, para PC mesmo, é raro, não? Pois é. Diariamente saem projetos e mais projetos anunciados sobre Fan Games, de várias franquias de jogos. Uma das mais anunciadas é Pokémon, que está sempre junto lá com os Fan Games de Mario, Sonic e Cia.
Pokémon é tão, tão aclamado que foi feito até um Pokémon Starter Kit, para programadores/pessoas à toa, que quisessem fazer seu próprio jogo no RPG Maker (:
Com isso, muitas, mas muitas mesmo, pessoas começaram seus projetinhos lá. Alguns foram pra frente, outros nem se fala...
Mas, e quando, mesmo que você use a mesma mecânica base dos jogos, você tenta levar isso e construir o jogo do zero? Dá muito, muito trabalho. E, foi andando por um CD de Remakes que eu tenho por aí, que também é cheio de Fan Games, é que eu encontrei o nosso jogo analisado de hoje: Pokémon GoldenSky.
Criado no Game Maker, esse jogo tenta ser um Fan Remake de Pokémon Gold, o já cansado game que foi feito originalmente para GameBoyColor (compatível também com GameBoy), e que teve milhares, milhões de hacks e fan games.
Feito em Espanhol, por Daniel Rosario, do Pkpidgeot, o jogo foi lançado em 2007. Mais uma bela tentativa de reviver as aventuras em Johto, onde você enfrenta ainda a Equipe Rocket, passa pelos desafios enfrentados no Game Boy, enfim, um quase perfeito Remake.
De início você percebe que o jogo é meio diferente na forma das configurações. Afinal, você pode configurar qual botão vai fazer qual coisa. Por padrão, Z é o botão que confirma as escolhas e o X é o botão que cancela (correspendentes a A e B, respectivamente, nos jogos Pokémon). A barra de espaço do seu teclado é usada como o botão que deve ser apertado para chamar seu item Key registrado. O botão Enter chama o menu e F1 é o botão pra chamar a ajuda do jogo (esse F1 é meio inútil, já que não é uma Ajuda de verdade, e sim um documento do autor agradecendo :P)
Logo depois de começar o jogo, onde você começa no seu quarto tenso, quieto pra caramba, você desce e sua mãe lhe dá o PokéGear, que serve para ver Hora/Dia e também fazer/receber chamadas. Então, aqui tem uma ótima coisa mantida do Gold, pois o PokéGear foi uma ótima inovação na época de seu lançamento e até hoje pode ser bem aproveitado.
Depois, você vai falar com o Professor, como é de costume nessa jornada. Aí ele te explica que você precisa ir lá pra ele na casa do Mr. Pokémon e o resto da história você já conhece.
É incrível perceber a modificação de várias coisas.
Primeiramente, não são só os gráficos de Mapa que melhoraram. Os personagens tem um gráfico bonito (padrão do GBA), e os sprites dos pokémons na batalha são diferentes (e bem bonitos, excetuando-se Ratatta...), diferente dos utilizados por muitos criadores em Hacks.
No mais, continua a mesma mecânica seguida por Pokémon Gold e os jogos seguintes da Franquia Pokémon.
Apesar de ser um Fan Game, foi, obviamente, bem trabalhado. Você encontra opções como mudar o tamanho da tela, aumentar a velocidade do jogo, entre outras. Além do que, o jogo consegue manter gráficos no padrão GBA, que por si só já são bonitos.
Os pontos negativos são, que muita pouca coisa é adicionada. Tá certo, muitos jogadores querem mais do mesmo, afinal, estão jogando Pokémon. Mesmo assim, alguns eventos extras seriam bem vindos no jogo.
O mapeamento conta com alguns bugs, que hora são imperceptíveis aos olhos mais desatentos e hora são perceptíveis até a cegos! Coisa básica, erro de quem ainda está começando a mexer com isso.
No mais, vale a pena baixar e passar algum tempo jogando esse que é um ótimo Remake.
O jogo é gratuito e o próprio autor deixa isso explícito. Então, não tente vender ele num CD junto com uma revista, ok? (Entendeu, Digerati?)
Você pode baixar pelo seguinte link: Pokémon Golden Sky - RC2
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;