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O poder das fazendinhas!

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O pesadelo de qualquer Nerd que se tornou gamer, é ultimamente ter ouvido falar e MUITO das tais fazendinhas. Claro, poderiam falar de Mario, poderiam falar do Link, poderiam falar do Sonic, poderiam falar de Pokémon. Mas, todo mundo fala nas benditas fazendinhas...


E tudo começou com Harvest Moon, com a criação de Yasuhiro Wada da Victor Interative, em 1997. No jogo, você cuida de sua fazenda, tem seus animais, pode ir à cidade e se relacionar com as pessoas (podendo até casar, em outras versões) e faz tudo que um fazendeiro faz (ou não).
O que começou lá no SNES, foi avançando, chegando ao N64, passando por outros consoles.
Não era e nunca foi ruim a ideia de se cuidar de uma fazenda. Aliás, você controlava o personagem ali, interagia.


Contando também com o fator sorte, pois começaram a surgir as tais estações do ano, e cada uma era o estopim de uma fruta/legume diferente. Assim, a cada estação nova, você pegava todo o seu dinheiro investido no período anterior, e depois investia em outras coisas que agora iriam vender nessa estação nova.
Basicamente, Harvest Moon retratava como seria a vida de um fazendeiro. Mais precisamente, de um garoto que herda a fazenda de seu avô e tem um prazo de três anos para que essa fazenda prospere. Lindo, não? 
Não lembra uma certa série onde sua mãe manda você pegar suas pokéballs, suas potions e sair pelo mundo para enfrentar criminosos que roubam monstrinhos, mesmo que você seja um garoto/garota de DEZ anos? Pois é...








Como tudo no mundo, os consoles evoluíram. Os jogadores das antigas cresceram (humanos não evoluem :P), e ficaram sem tempo pra investir numa jogatina direta em Harvest Moon para cuidar de sua fazenda. E, então surgiram as redes sociais.
Ter amigos, curtir, comentar, postar vídeos, fotos e milhares de baboseiras sobre qualquer tema que te desse na telha, e ainda ter gente para concordar com as suas loucuras. Só que, por si só, as redes sociais foram enchendo. Não se sabe o motivo ao certo, mas faltava interação, e começaram a surgir, aos poucos, os aplicativos para as redes sociais.


Começou com um jogo em flash aqui, outro ali. Você jogava Sonic, e lá no seu perfil aparecia a atualização de que você tinha jogado Sonic Flash. Até que, a Zynga teve uma maravilhosa ideia!


Farm Ville. Disparado, um dos maiores fenômenos em jogos sociais, novo conceito que surgiu desde então. Exatamente a MESMA mecânica de Harvest Moon: você é um fazendeiro, que tem que cuidar de sua fazenda; e você pode ter bichos, árvores, veículos para facilitar o trabalho na fazenda...
Claro, com vastas alterações: você não tinha outros personagens pra interagir, pois a vida é na fazenda; mesmo assim, a fazenda é sua e você pode expandir, diminuir, escolher os locais onde suas terras vão ficar, colocar as cercas para separar tipos de frutas dos animais, e por aí vai.
Eu sabia, a Zynga nunca me enganou com esse negócio de Farm Ville ser original :P


Aqui, uma das maiores sacadas foi que você pode interagir com seus 'vizinhos' (amigos do Facebook que também tenham Farm Ville), podendo adubar a plantação deles, retirar as pragas pra ganhar bônus, e trocar presentes, para terminar construções e também ter animais.
Outra coisa legal que surgiu com o tempo foram as coleções, itens que você achava aleatoriamente e podia trocar por bônus.


Como o Facebook sempre foi rede social dos gringos, tivemos duas adaptações no Brasil: Colheita Feliz e Mini Fazenda.
A primeira foi um sucesso, apesar de muito diferente era mais original, mas muito limitada. 
Você depende demais do dinheiro em Colheita Feliz. E não falo do dinheiro do jogo, mas do dinheiro de verdade. Começando pelo fato de que você começa com apenas seis slots para plantar, e os outros você vai 'liberando' conforme paga com dinheiro de verdade. Os animais tem 'tempo de vida', e depois de cerca de 30 dias você precisa comprar eles de novo. Sem falar que seus vizinhos podem te roubar, e plantar pragas na sua fazenda. E, se você quiser evitar o roubo deve pagar para ter um cão e então ele protege sua farm.
Sendo que, seu cão protege por cerca de duas, três semanas, e depois SOME! 


Apesar disso, Colheita Feliz fez sucesso e depois teve continuações 'não oficiais'. E virou moda no Brasil.


Então, eis que surge a Mini Fazenda, da Vostu. 


A Mini Fazenda nada mais é do que Farm Ville adotado para o Orkut. Ponto. 
É simples, é pouco, e é verdade. Tudo que tem no Farm Ville, tem na Mini Fazenda: coleções, os eventos, as construções, interação com os vizinhos e tudo mais. Mini Fazenda tem um estilo gráfico diferenciado, além, é claro, do peso que o aplicativo tem, que causa enormes lags.
Mesmo dessa maneira, Mini Fazenda acabou se tornando mania no Orkut, e por isso passou até mesmo Colheita Feliz. E, mesmo que a Vostu tenha usado gráficos diferentes, itens diferentes, entre outras coisas, não foram evitadas as comparações com Farm Ville, e ficou claro que a mecânica usada é a MESMA.


Onde eu quero chegar, é mostrar que as fazendinhas começaram uma revolução. Pois, quem, em sã consciência, gastaria money de verdade com um jogo feito em flash? Discartem Habbo, por dois motivos: ele é feito para adolescentes (por isso vende muito, pois tem o intuito de vender) e precisa-se do Shockwave para rodá-lo, :P


A interação dos jogos sociais, começou a revolucionar a industria dos games. Primeiro, que o jogador compra pra evoluir mais rápido no jogo, o mesmo esquema dos MMOs, e depois, que não há pirataria nesse modo de jogo. Não há como burlar, criar truques malévolos e ganhar milhares de mini granas ou moedas verdes, você só consegue com bônus ou comprando. Sem falar que, aqueles que não tem disposição a pagar, acabam trazendo os amigos pro jogo, pra conseguir materiais e bônus, o que traz mais publico ainda.
Com isso, as empresas começaram a olhar de maneira diferente para as redes sociais, e agora há praticamente uma chuva de jogos nas redes sociais. Entre eles, podemos citar os populares no Orkut: Buddy Poke, Vida Rock, Rei do Crime...


Viu só, como as fazendinhas podem causar uma revolução no mundo dos games? O publico dessa industria passou de ser hardcore, para se tornar mais casual. Afinal, todos tem pelo menos quinze minutos por dia para visitar a fazenda, colher os frutos e cuidar de seu dinheiro. O unico que não ficou contente com isso foi o nosso grande amigo Link ^^


Um abraço e até a próxima :D

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