
O que começou lá no SNES, foi avançando, chegando ao N64, passando por outros consoles.
Não era e nunca foi ruim a ideia de se cuidar de uma fazenda. Aliás, você controlava o personagem ali, interagia.
Contando também com o fator sorte, pois começaram a surgir as tais estações do ano, e cada uma era o estopim de uma fruta/legume diferente. Assim, a cada estação nova, você pegava todo o seu dinheiro investido no período anterior, e depois investia em outras coisas que agora iriam vender nessa estação nova.
Não lembra uma certa série onde sua mãe manda você pegar suas pokéballs, suas potions e sair pelo mundo para enfrentar criminosos que roubam monstrinhos, mesmo que você seja um garoto/garota de DEZ anos? Pois é...
Como tudo no mundo, os consoles evoluíram. Os jogadores das antigas cresceram (humanos não evoluem :P), e ficaram sem tempo pra investir numa jogatina direta em Harvest Moon para cuidar de sua fazenda. E, então surgiram as redes sociais.
Ter amigos, curtir, comentar, postar vídeos, fotos e milhares de baboseiras sobre qualquer tema que te desse na telha, e ainda ter gente para concordar com as suas loucuras. Só que, por si só, as redes sociais foram enchendo. Não se sabe o motivo ao certo, mas faltava interação, e começaram a surgir, aos poucos, os aplicativos para as redes sociais.
Começou com um jogo em flash aqui, outro ali. Você jogava Sonic, e lá no seu perfil aparecia a atualização de que você tinha jogado Sonic Flash. Até que, a Zynga teve uma maravilhosa ideia!

Claro, com vastas alterações: você não tinha outros personagens pra interagir, pois a vida é na fazenda; mesmo assim, a fazenda é sua e você pode expandir, diminuir, escolher os locais onde suas terras vão ficar, colocar as cercas para separar tipos de frutas dos animais, e por aí vai.
Eu sabia, a Zynga nunca me enganou com esse negócio de Farm Ville ser original :P
Aqui, uma das maiores sacadas foi que você pode interagir com seus 'vizinhos' (amigos do Facebook que também tenham Farm Ville), podendo adubar a plantação deles, retirar as pragas pra ganhar bônus, e trocar presentes, para terminar construções e também ter animais.
Outra coisa legal que surgiu com o tempo foram as coleções, itens que você achava aleatoriamente e podia trocar por bônus.
Como o Facebook sempre foi rede social dos gringos, tivemos duas adaptações no Brasil: Colheita Feliz e Mini Fazenda.
A primeira foi um sucesso, apesar de muito diferente era mais original, mas muito limitada.

Sendo que, seu cão protege por cerca de duas, três semanas, e depois SOME!
Apesar disso, Colheita Feliz fez sucesso e depois teve continuações 'não oficiais'. E virou moda no Brasil.
Então, eis que surge a Mini Fazenda, da Vostu.
A Mini Fazenda nada mais é do que Farm Ville adotado para o Orkut. Ponto.

Mesmo dessa maneira, Mini Fazenda acabou se tornando mania no Orkut, e por isso passou até mesmo Colheita Feliz. E, mesmo que a Vostu tenha usado gráficos diferentes, itens diferentes, entre outras coisas, não foram evitadas as comparações com Farm Ville, e ficou claro que a mecânica usada é a MESMA.
Onde eu quero chegar, é mostrar que as fazendinhas começaram uma revolução. Pois, quem, em sã consciência, gastaria money de verdade com um jogo feito em flash? Discartem Habbo, por dois motivos: ele é feito para adolescentes (por isso vende muito, pois tem o intuito de vender) e precisa-se do Shockwave para rodá-lo, :P
A interação dos jogos sociais, começou a revolucionar a industria dos games. Primeiro, que o jogador compra pra evoluir mais rápido no jogo, o mesmo esquema dos MMOs, e depois, que não há pirataria nesse modo de jogo. Não há como burlar, criar truques malévolos e ganhar milhares de mini granas ou moedas verdes, você só consegue com bônus ou comprando. Sem falar que, aqueles que não tem disposição a pagar, acabam trazendo os amigos pro jogo, pra conseguir materiais e bônus, o que traz mais publico ainda.
Com isso, as empresas começaram a olhar de maneira diferente para as redes sociais, e agora há praticamente uma chuva de jogos nas redes sociais. Entre eles, podemos citar os populares no Orkut: Buddy Poke, Vida Rock, Rei do Crime...
Viu só, como as fazendinhas podem causar uma revolução no mundo dos games? O publico dessa industria passou de ser hardcore, para se tornar mais casual. Afinal, todos tem pelo menos quinze minutos por dia para visitar a fazenda, colher os frutos e cuidar de seu dinheiro. O unico que não ficou contente com isso foi o nosso grande amigo Link ^^
Um abraço e até a próxima :D
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