Uma das leis absolutas da natureza: se o criador perde a receita, aparece algum aprendiz para lhe ensinar como a coisa deve ser feita.
Ok, nem tanto. Sem exageros: a SEGA não soube continuar a vida de Sonic, então os fãs o fizeram.
Como não poderia deixar de ser, o rival do Mario também precisa ter fan games. A maioria esmagadora feita em Flash, utilizando sprites dos jogos do Mega Drive, mal planejados, mas que trazem de volta as trilhas sonoras tão amadas, a jogabilidade perfeita para o Ouriço Azul, e horas e mais horas de vício.
Se, por um lado, Sonic decaíra pela principal produtora, os fãs quiseram ser ouvidos, e então, por outro lado Sonic renascia, como nunca havia sido visto a ressurreição de um personagem, até então.
Sem sombra de dúvida, Sonic nunca morreu na plataforma dos celulares. Ele foi explorado até nela. Parece que nos celulares, Sonic continuou o mesmo: com objetivo de pular e correr.
Vez por outra, aparece algum jogo que desvia da 'forma clássica', como fez Sonic Jump, onde você subia a tela, ao invés de progredir nela. Terminando as fáceis absurdamente fáceis, um jogo bugado no qual o objetivo era reunir as Chaos Emeralds, só vencendo as fases.
Até que Sonic The Hedgehog, lançado também nos celulares voltou para a jogabilidade perfeita.
No mundo dos consoles o Sonic morreu. Tentativas de ressurreição com spin offs bestas, como no Sonic que foi lançado para GBA, entre outras.
No computador, Sonic foi usado até em Final Fantasy. Ele foi parodiado, pisoteado, humilhado e derrotado.
Mas, vários jogos bons feitos por fãs, mesmo que em Flash, mostraram para a SEGA que a resposta para o fracasso de Sonic era simples: a tentativa de inovar.
Para trazer o Ouriço de volta aos palcos do sucesso, era só voltar a ter a forma original. Como mostrado num jogo que foi postado no blog alguns dias atrás, Sonic recebeu tratamento digno de alguns fãs.
Então, a SEGA anuncia Sonic 4. Quando lançado, foi extremamente criticado:
A física tinha mudado, o Sonic tinha mudado. O jogo, que é considerado a cartada final da SEGA para tentar trazer a glória para Sonic de volta.
A empresa correu atrás dos fãs, leu e ouviu opiniões sobre o que era tão fascinante nos jogos do Ouriço e tentou trazer aquilo de volta para as eras atuais. O primeiro avanço foi a volta ao 2D, onde Sonic se dá tão bem. O resto, parece ser só crítica em cima de crítica.
A SEGA lançou o capítulo 1 do jogo, e parece estar aproveitando o FeedBack para lançar um capítulo de continuação melhor ainda. Vale lembrar, que apesar de ser visto com bons olhos e ter feito renascer a esperança em tantos fanáticos, Sonic 4 parece ter começado abaixo da média. Mas, nada que muito esforço não resolva.
Vale a pena esperar pra ver se este será o último suspiro do herói Sonic, ou se ele poderá respirar por mais tempo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário (;