Ao alto e avante o/

Guitar Hero Live será aquele que vai revitalizar a franquia?

Quem aí lembra da febre dos jogos musicais levanta a mão o/. E quem lembra da queda brutal deles também levante, por favor. E se você não presenciou os acontecimentos, eu recapitulo:

Guitar Hero foi um sucesso nos videogames. Um jogo que revolucionou o mercado e de quebra trouxe um novo gênero a ser explorado. Tanto sucesso fez que as empresas que passaram a desenvolver jogos do mesmo gênero acabaram abusando. Eram praticamente 3 Guitar Hero por ano. Fora os jogos de Rock Band e afins. O mercado saturou muito rápido com tanto jogo musical, e as principais franquias foram entrando em hiato. Do que eu sei, uma das poucas que continuaram a todo vapor é Rocksmith, da Ubisoft, que inclusive teve lançamento no ano passado.

Enfim, como vocês devem saber, Guitar Hero estava em hiato já há uns cinco anos. E depois desse período teremos um novo jogo da franquia. Guitar Hero Live deve sair no final de 2015 para PS3 e 4, WiiU e Xbox 360 e One. Vai custar cerca de US$ 99 e será acompanhado de uma guitarra.

Pra mostrar que realmente quer mudar a franquia, a Activision mudou muitos elementos: a guitarra estará bem diferente dos jogos anteriores, com duas fileiras de três botões, ao invés dos quatro botões tradicionais. Também haverá um modo em primeira pessoa (alô Rocksmith o/) pra dar mais imersão. Nesse modo a platéia vai reagir ao seu desempenho.

É uma investida pesada pra revitalizar a série. Mas será que dá certo? Se der certo, cabe outro questionamento: a Activision tem maturidade para não milkar a franquia loucamente caso seja novamente um sucesso? Talvez fosse a hora certa pra reavaliar a forma como Guitar Hero é visto pelos fãs e apelar para uma nova estratégia de vendas, com mais DLCs e expansões ao invés de um ou dois jogos por ano. O que nos resta é esperar.

Mas nós também gostaríamos de saber da sua opinião, leitor e leitora: o que você espera de Guitar Hero Live? Será o retorno triunfal ou a ruína definitiva da franquia? Não deixe de comentar!