Ao alto e avante o/

Unepic é uma aventura 2D totalmente épica

Recentemente adquiri através do Humble Bundle um jogo do qual nunca ouvi falar (isso acontece com mais frequência do que gostaria, admito) e que acabou me surpreendendo: Unepic. Se trata de um dos melhores metroidvania que já joguei. Ele foi criado pelo espanhol Francisco Téllez de Meneses e levou cerca de 2 anos para ficar pronto. Outro ponto interessante é que o jogo foi traduzido para 10 línguas diferentes, e o nosso bom Pt-BR está no meio.


Ficha Técnica:
Desenvolvedor: Francisco Téllez de Meneses
Plataforma: PC (Windows e Linuxs), Mac e WiiU
Data de lançamento: 30 de Setembro de 2001
Número de Jogadores: 1 a 2
Gênero: RPG/Plataforma

A aventura começa em uma mesa de RPG. Quatro amigos estão bebendo muito e jogando Dungeons & Dragons, o que parece uma combinação muito divertida. Parece. Em um determinado momento um deles, Daniel, tem vontade de ir ao banheiro, e após se aliviar ele cai dentro de um castelo cheio de monstros e armadilhas. A partir daí ele se torna o herói de um RPG. Não em busca da glória ou do dinheiro, e sim em busca de saber o que aconteceu: se colocaram alguma droga na bebida dele, se está desmaiado e logo vai acordar, ou algo do gênero. 

Os gráficos do jogo são no mínimo simpáticos, e você pode ter a impressão de que a tela é realmente pequena, mas foi um sacrifício que o desenvolvedor teve que fazer, explicado pelas muitas informações na tela (a barra de HP e de experiência, atalhos e etc). Não é um ponto negativo, principalmente se você levar em conta o quão detalhado é cada cenário e os inimigos que fazem parte do castelo. 

Outro ponto que pesa muito em favor do jogo é a trilha sonora. Geralmente quando se fala em jogo indie e com gráficos que remetem ao passado as pessoas tendem a pensar que vai ser mais uma obra com trilha sonora em chiptune. Unepic passa muito longe disso: a trilha sonora é simplesmente espetacular, e o jogo é todo dublado (em inglês, e tem a dublagem em espanhol, vale acrescentar. Em Pt-BR mesmo só as legendas). A dublagem certamente contribui muito para a atmosfera do jogo. Ajuda na ambientação. E cabe deixar uma nota aqui: há muitos palavrões e nenhuma censura. Você pode até estranhar de início, mas se levar em conta que controla um bêbado em um mundo cheio de armadilhas e que é muito hostil, vai acabar se acostumando. Infelizmente a legenda em Pt-BR ameniza bastante os palavrões. Quem fez a tradução recebe parabéns por conseguir encaixar muito bem as diversas piadas e referências existentes nos diálogos, mas amenizar os palavrões pode ser considerado um ponto negativo.

Quanto à jogabilidade, a princípio achei que iria me perder lindamente. Isso geralmente acontece comigo em jogos com informação demais (e a minha coordenação motora de menos), mas Unepic foi uma bela exceção. A jogabilidade é de fácil aprendizado, o jogo dá um belo tempo pra que você possa se acostumar aos controles e ao modus operandi antes de colocar um inimigo na tela. Mas quando os inimigos começam a aparecer (acredite, eles vão e ainda em grande quantidade, dependendo da sala) é bom você estar realmente preparado. Vou deixar claro também que o ritmo do jogo é bem tranquilo. Quando se entra em uma batalha você praticamente leva um susto, já que a trilha sonora muda, o ritmo muda e ação fica intensa, mas para fugir disso é só mudar de sala.

No mais, Unepic é realmente uma aventura notável. O jogo está disponível para download no site oficial. Assim você pode baixar, jogar e cair de cabeça na história. Se achar que vale a pena, a página de compra dele também está no site oficial (com links para compra na Humble Store e mais). Abaixo você pode conferir o trailer oficial do jogo (em espanhol):