Ao alto e avante o/

Summoners War: Sky Arena - Um jogo que lembra bastante Pokémon

Se tem uma coisa que eu adoro no mercado de games para mobile é a criatividade que rola atualmente. Diferente de quando os jogos eram todos feito em Java e limitados por um hardware simplório, hoje as desenvolvedoras podem arriscar mais e fazer coisas absurdas. Tem empresas que vivem apenas de fazer jogos para smartphones e tablets, e se dão muito bem nisso. Vez ou outra, portanto, acho jogos que me chamam bastante atenção. É o caso de Summoners War: Sky Arena, jogo do qual falaremos hoje.

Publicado pela coreana Com2uS, esse jogo me lembra bastante Pokémon, mas tem alguns traços de Clash Of Clans também. Aqui você entra no papel de um Summoner, um ser que invoca (ou evoca, na tradução feita pela desenvolvedora) monstros e se envolve em batalhas mundo afora. Você tem uma espécie de vila flutuante, que é a sua base. Nela há torres para defesa, lojas onde é possível comprar itens e altares para fazer a invocação e melhoria de monstros.
O pano de fundo do jogo é bem simples: a história é composta de dungeons em lugares que eram considerados pacíficos mas foram tomados por monstros dos mais variados tipos. É a desculpa perfeita para que você se torne um mestre Pokémon vire um herói, descobrindo o que acontece por trás dos monstros atacando variados lugares do mundo. Isso tudo compõe o modo singleplayer, que é o mais básico do jogo. Passar por todas as dungeons é necessário para conseguir pergaminhos de evocação, runas e outros itens necessários para sua progressão. As batalhas são bem interessantes: no começo você pode escalar 2 monstros para cada dungeon, depois o número aumenta para 3 e finalmente 4. Cada monstro tem duas habilidades a princípio, número esse que pode aumentar conforme você vai evoluindo.
As batalhas tem um pedra-papel-tesoura bastante funcional (assim como em Pokémon), e cada monstro pode ser de um tipo: Fogo, Água, Vento, Luz-Escuridão. Fogo é efetivo contra Vento, que é efetivo contra Água, que derrota Fogo. Luz e Escuridão (ou Dark-White) não tem efetividade ou fraqueza contra outros elementos, portanto são balanceados entre si. São praticamente mais de 400 monstros diferentes existentes dentro do jogo, cada um com seu tipo e habilidades específicas. Os monstros mais fracos começam com 1 estrela, e quando atingem o nível máximo podem evoluir ao sacrificar outros monstros com o mesmo número de estrelas. Ao evoluir um monstro ganha outra estrela, e volta para o primeiro nível. É basicamente um ciclo que dura até que você alcance a 6ª estrela. Além disso é possível também 'despertar' um monstro para sua forma plena ao conseguir determinados materiais.

Uma coisa bacana do jogo é que dentro dele existe um fórum para discussão para cada monstro. Se você é novato vai poder então ler sobre o monstro que tem e sobre as melhores estratégias, como utilizar seu poder de forma eficaz e quais runas devem ser marcadas nele. Como a maioria dos usuários do jogo fala inglês talvez seja necessário garimpar um pouco até achar alguma informação em Pt-BR, mas se você entende pelo menos o básico de inglês não vai ter dificuldades.
Todo esse foco em melhores builds para cada monstro não é à toa: o jogo é praticamente todo focado no PvP. O 'enredo' e suas missões servem apenas como locais para angariar experiência. Tudo gira ao redor da Arena, um lugar que é aberto após subir alguns níveis e cumprir algumas missões. Na Arena você pode atacar outros jogadores e também ser atacado (portanto você deve se preocupar com o seu time tanto na questão ofensiva quanto na defensiva), e deve vencer o máximo de batalhas que puder para alcançar um lugar de destaque entre os melhores.

Summoners War: Sky Arena é um bom jogo pra passar o tempo. Como ele é gratuito, tem microtransações para comprar itens que podem dar muitas vantagens dentro do jogo. É uma parte com a qual não me preocupo, e não aponto como ponto negativo: no PvP a lista é ordenada com base em oponentes que gerariam lutas equilibradas entre si, ou seja, nenhum gastador apelão vai cruzar a sua linha, pelo menos até você virar um deles. Sem gastar é difícil avançar? Eu diria que sim, mas mesmo o pacote mais básico do jogo não sai barato, custando cerca de R$ 12,99. Mas, se você quer ser um jogador que consegue tudo na raça pode apelar para os guias de outros usuários (como este guia para EXP Farming, em inglês).

Antes de finalizar, tem mais dois pontos que gostaria de discutir: gráficos e trilha sonora. Os gráficos são relativamente bons. Os monstros são bem desenhados, detalhados. A modelagem foi bem feita. Mas a trilha sonora, ou a falta dela, decepciona. Na tela de abertura do jogo você pode até se emocionar com a música, mas dentro dele não há trilha alguma. Pra não dizer que o jogo é mudo, há pelo menos um efeito sonoro aqui ou ali, mas as batalhas são praticamente mudas. Pode ter sido uma estratégia da empresa que desenvolveu para poupar espaço (afinal o jogo não é leve, pesa cerca de 300MB), ou continuará algo sem explicação. Claro, penso que é melhor trilha nenhuma do que uma trilha ruim, e desse jeito posso jogar enquanto escuto alguma coisa da minha playlist. Isso não faz de Summoners War um jogo pior, só um jogo sem trilha sonora mesmo.

Summoners War: Sky Arena está disponível para Android e iOS. Se você quer ver como funciona o gameplay antes de baixar e jogar por si mesmo, há um vídeo logo abaixo: