Hoje falo aqui sobre um desses jogos que mostram o que uma pessoa com criatividade e capacidade pode extrair do RPG Maker: Orca - A lenda dos mares.
Orca foi lançado em 2009 por Matt RvdR (antes de Orca ele tinha feito Angellus - Asas do anoitecer, um outro jogo sobre o qual vamos falar em breve) e foi recebido com bons olhos pela comunidade maker em geral. Com um enredo bem elaborado, sprites bem trabalhados, trilha sonora combinando e muito capricho, estava claro que aparecia ali um dos destaques da chamada Era de Ouro do RPG Maker no Brasil.
A história começa com uma lenda, dizendo que em um mundo feito somente de água, um único ser vivo existia, vagando sozinho em busca de companhia. O nome desse ser era Orca. Uma baleia branca com poderes mágicos, que usou seus poderes para criar ilhas e seres que habitariam esses pedaços de terra. Orca também deu a esses seres o poder de criar, e após isso se pôs a dormir, até que o mundo precisasse dela novamente. A partir de então o mundo começou a viver em paz. Ou quase isso.
O jogo é protagonizado por dois jovens nativos da ilha 'La Whale: Neil, uma garota sonhadora, e seu amigo desastrado Beez. Ambos tinham uma rotina pacata até se encontrarem com o pirata Keys, que acredita poder acordar a grande Orca.
É aí que começa uma jornada cheia de aventura. Em Orca o clima de exploração é predominante. Mas é importante que eu lembre que esse clima de exploração não torna o jogo entediante. Muitas vezes me lembrou dos jogos com os quais tive contato no SNES, alguns onde a exploração era intensa e o clima de descoberta deixava tudo melhor ainda.
A jogabilidade segue um padrão do RPG Maker, e o sistema de batalha também. As vezes o jogador pode achar que as batalhas em determinados pontos podem quebrar o clima mas, na opinião deste que vos escreve, elas encaixam perfeitamente na aventura.
No mais, Orca é uma das joias do RPG Maker. Uma verdadeira obra que deve ser apreciada sem moderação. O download do instalador pode ser feito aqui. E para rodar o jogo é necessário também instalar o RTP do RMVX (que pode ser baixado aqui) e a fonte CHUBBY, utilizada no jogo (ela está dentro do zip do jogo, na pasta Fonts). Abaixo você confere um vídeo do gameplay: